sábado, 7 de maio de 2016

palestra sobre simulação de rompimento de barragens

MundoGeo

Disponível vídeo e pdf da palestra sobre simulação de rompimento de barragens com o HEC-RAS

 

 

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR QUE TODO O CAOS DO DESASTRE DE MARIANA PODERIA TER SIDO PREVISTO? AS GEOTECNOLOGIAS PODERIAM TER EVITADO – OU AO MENOS MINIMIZADO – O MAIOR DESASTRE AMBIENTAL DO BRASIL ATÉ HOJE. JÁ ESTÁ DISPONÍVEL O REPLAY EM VÍDEO E O ARQUIVO PDF DA PALESTRA SOBRE SIMULAÇÃO DE ROMPIMENTO DE BARRAGENS COM O HEC-RAS. APROVEITE!

 

De todas as forças do universo, a gravidade é aquela que se estuda há mais tempo e, paradoxalmente, a menos conhecida.
De Galileu até Einstein, vários cientistas descobriram seu comportamento, mas ainda não se conhece exatamente qual a origem das tão faladas “ondas gravitacionais”.
Porém, quando a força da gravidade é aliada a elementos tóxicos e à irresponsabilidade quanto aos potenciais riscos envolvidos, muitas vidas passam a correr riscos.
Há seis meses, em 5 de novembro de 2015, aconteceu o maior desastre ambiental já registrado em solo brasileiro, quando a Barragem de Fundão se rompeu no município de Mariana, em Minas Gerais.
Ao longo de vários dias, a lama com rejeitos de minério viajou pelos rios da região até chegar ao mar, em Linhares, estado do Espírito Santo, afetando diretamente e indiretamente milhares de pessoas e manchando para sempre a imagem das empresas envolvidas na catástrofe.
Apesar de muitos desejarem incluir este acontecimento no rol dos “desastres naturais”, não podemos nos conformar que algo dessa dimensão seja tratado como “natural”. Afinal, a movimentação atípica da estrutura poderia muito bem ter sido identificada a tempo e, assim, tomadas as devidas medidas para evitar o desastre. E, após o rompimento da barragem, ações de alerta rápido e resposta mais àgil à emergência teriam evitado a perda de muitas vítimas. Em casos como este, as Geotecnologias estão aí para isso: salvar vidas!
Pra abordarmos como simular o rompimento de barragens através de um software, aconteceu na quarta-feira passada (4/5) uma palestra online com o instrutor Rafael Colucci. Já estão disponíveis o replay em vídeo e o arquivo pdf da palestra sobre simulação de rompimento de barragens com o HEC-RAS:

Rompimento de Barragens
Saiba mais aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário