quarta-feira, 27 de março de 2013

Educação e Geografia


Na aula do dia 26 "Ensino e Identidade docência" foi solicitado a atividade buscar um artista.
Artista? Que artista iria buscar na internet ou nas revistas e bastantes revistas guardadas na minha casa?
Aí, tive uma ideia. Pus a expressão "educação geográfica" no "Bing imagens" e tomei conhecimento desta fotografia e me apaixonei por ela pois mostra crianças aprendendo a LOCALIZAÇÃO no espaço geográfico. Porém você deve está pensando e "aí o que tem a ver com um artista?" Tudo. Cada aluno é um artista quando trabalhado com a finalidade de atingir um objetivo da aula de Geografia,  ou outra qualquer, e assim  identificamos as habilidades talentosas de cada um.

Fonte: http://cartografiainfantil.blogspot.com.br/

Atividade 1: Busque uma imagem de um artista muito importante para você e explique o significado desta imagem para você.

2 comentários:

  1. Tyrone, tens razão. Não havia pensado deste modo, mas é inegável que podemos ver cada criança como artista que cria modos de aprender. No caso desta foto, parece que as crinaças estão realizando uma atividade solicitada. Se sim, a atividade envolve usar seu próprio corpo para compreensão conceitual - localização.

    ResponderExcluir
  2. Professora, também tive a impressão de uma atividade solicitada quando vi a fotografia.
    Segundo Monica Cauhi Wanderley "temos consciência que atualmente o ensino escolar (nas diferentes áreas de conhecimento) está muito além da aprendizagem por métodos de assimilação repetitiva. Mas, ao levar os alunos a discutirem toda a tarefa realizada até o momento, a partir da
    observação e reflexão da 'obra' elaborada pela turma, o professor além de ter incitado a fruição
    dessa, estimulou a sua historicização, favorecendo aos estudantes uma melhoria não só dos seus
    saberes práticos"
    A autora fala de uma proposta de aula realizada com os alunos de uma escola estadual e com a fotografia que procurei fiz a relação com a Geografia.

    Este é o link para o artigo http://www.cmjf.com.br/revista/materiais/1257249222.pdf

    ResponderExcluir