domingo, 26 de maio de 2013

A era líquido-moderna

A leitura da entrevista do sociólogo Zigmunt Baumann é pertinente atualmente. Vivemos uma crise de civilização, ou seja, política, econômica, social, cultural, ambiental e, no caso desse comentário, educacional. As convicções de ideias pedagógicas nunca antes criticadas, hoje são postas em xeque.

No nosso tempo como Baumann chama líquido-moderno a incerteza produzida é o instrumento de domínio mais importante quando a política de precarização se torna rapidamente o núcleo da estratégia de domínio.

Nesse quadro social, é necessário a educação e a aprendizagem  serem contínuos, ilimitados e permanentes, pois o conhecimento envelhece rapidamente e precisamos estarmos preparados para resignificar os conhecimentos e transformar em novos conhecimentos. Assim tentamos alcançar os nossos próprios objetivos com ou pouca independência, segurança de si mesmos e esperança de dias melhores.

Os desafios da educação hoje em dia é aprender a conhecer, aprender a caminhar sobre as areias movediças, ou seja, a capacidade de interação com os outros com diálogo e  resolução de conflitos.

Clique neste link se deseja fazer a leitura da entrevista.

Atividade 8: A partir da leitura PORCHEDDU, Alba. Zygmunt Bauman: entrevista sobre a educação. Desafios pedagógicos e modernidade líquida. Cad. Pesqui.,  São Paulo,  v. 39,  n. 137, Aug.  2009. fiz um registro da contribuição destas ideias para a formação dos professores em geral. Também registrar no twitter.

2 comentários:

  1. A entrevista coloca desafios que, ao meu ver, requerem repensar o que podemos fazer. Não creio que vamos conseguir sozinhos. Observe isso: "No passado, a pedagogia assumiu diversas formas e se mostrou capaz de adaptar-se às mudanças, de fixar-se novos objetivos e criar novas estratégias. Todavia, deixe-me repetir que as mudanças de hoje são diferentes daquelas ocorridas no passado. Nenhuma reviravolta da história humana pôs os educadores diante de desafios comparáveis a esses decisivos de nossos dias. Simplesmente não havíamos estado até agora em situação semelhante. A arte de viver em um mundo ultrassaturado de informações ainda deve ser aprendida, assim como a arte ainda mais difícil de educar o ser humano neste novo modo de viver." Como vamos trabalhar em nossas salas de aula com os alunos que vivem neste mundo saturado de informações?

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  2. Acredito que como discente e, como docente da Rede Pública do Estado do RS, temos que estar predispostos a aprender a conhecer.

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