domingo, 22 de dezembro de 2013

10 temas da atualidade

Veja 10 temas da atualidade que podem cair no vestibular da UFRGS em 2014 Leon Neal/AFP
Em 2014, o fim do apartheid, legado de Mandela, pode aparecer no vestibular da UFRGS Foto: Leon Neal / AFP

"Estudar" atualidades precisa vir assim, com aspas, porque não é uma atividade que possa ser feita em, digamos, uma tarde. Atualidades acontecem agora, enquanto você lê este caderno, assim como aconteceram no mês passado. Então,"estudá-las" exige um empenho empregado ao longo do ano, acompanhando noticiários e jornais.
Entre tantos fatos importantes, como identificar assuntos que possivelmente estarão presentes no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)?
Lembre-se de que não há um prazo de validade para atualidades. A Primavera Árabe começou em 2010, mas ainda é um tema relevante. Mesmo que as manifestações populares que se espalharam pelo Brasil tenham atingido o ápice no mês junho, também podem ser abordadas de alguma forma.
— As provas da UFRGS costumam ser elaboradas até novembro — destaca o professor de geografia do Grupo Unificado Saul Chervenski.
Confira um roteiro com temas que poderão aparecer em questões da UFRGS.
ZERO HORA

Primavera Árabe
Dos assuntos de geopolítica, a Primavera Árabe é o mais provável, principalmente pela questão da Síria. O presidente Bashar Al-Assad é acusado de cometer crimes de guerra e contra a humanidade. Há indícios do uso de armas químicas. Em meio à guerra civil, milhões de sírios vivem refugiados em seu próprio país. Dificilmente, haveria uma comparação da questão síria com um outro conflito na prova da UFRGS. O mais provável é que, caso esteja no exame, a banca procure avaliar se o estudante entende o que está em jogo (o povo reivindica maior liberdade e a queda do regime ditatorial de Al-Assad).
Saiba mais  
Manifestações no Brasil
No inverno deste ano, os brasileiros saíram para exigir uma série de mudanças, entre elas melhorias na educação e na saúde, além de uma política de transporte público mais eficiente e mais barata. As passeatas, que reuniram milhares de pessoas nas principais capitais brasileiras, foram marcadas por intervenções violentas da polícia, saques a estabelecimentos comerciais e depredação de patrimônio público e privado.Se aparecer nas provas, é mais provável que a UFRGS aborde as manifestações sob uma perspectiva social, evitando conotações políticas. Ainda assim, é possível que surja uma comparação com o movimento das Diretas Já (que exigiu a redemocaratização do país, com eleições presidenciais diretas no início dos anos  
Saiba mais

Obamacare
Uma das bandeiras do presidente dos EUA, Barack Obama, é a reforma do sistema de saúde, conhecida como "Obamacare". O objetivo é garantir acesso a cuidados médicos a cerca de 50 milhões de americanos que não podem pagar por um plano privado. A medida obrigou essa parcela da população a adquirir seguro-saúde, criando incentivos aos Estados para tentar criar um mercado de planos de saúde mais equilibrado. A obrigatoriedade de obter um seguro até 2014 levou republicanos a questionarem se a medida é constitucional. Não espere uma comparação com o SUS brasileiro. O mais provável seria abordar duas visões políticas distintas: uma em que o Estado regula questões sociais e outra em que não intervém.
Saiba mais

Hugo Chávez
Presidente da Venezuela por três mandatos e líder de uma corrente política que tomou conta de parte da América Latina, Hugo Chávez morreu de câncer em 5 de março de 2013, depois de quatro cirurgias em um intervalo de um ano e meio, todas elas em Havana (Cuba). O polêmico fundador do "bolivarismo" e da ideia de um "socialismo do século 21" iniciaria o quarto mandato. Ele foi sucedido por Nicolás Maduro, designado pelo próprio Chávez. A morte pode servir para que a UFRGS trate da história do líder venezuelano e sua representatividade na América Latina.
Saiba mais

Plano Real
Em 2014, o Plano Real completa 20 anos. Depois de anos de hiperinflação nas décadas de 1980 e 1990, o Brasil conseguiu estabilizar a economia. De 1994 para cá, foram dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e dois de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além do mandato de Dilma Rousseff (também do PT). O tema é simbólico, pois boa parte dos vestibulandos é de uma geração que não conviveu com a inflação, nem com trocas de moeda. Um detalhe simples, mas que pode complicar a vida dos candidatos: o governo que implantou o plano foi o de Itamar Franco. Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda na época.
Saiba mais

Pré-sal
Em outubro deste ano, ocorreu o leilão para a exploração do campo de Libra, área com imensas jazidas de petróleo da região do pré-sal _ descoberta há sete anos. O consórcio vencedor terá o direito de explorar a área de mais de 1,5 mil quilômetros quadrados na Bacia de Santos por 35 anos, período no qual podem ser investidos até US$ 181 bilhões. O tema pode servir para abordar questões econômicas ou sobre a formação de petróleo.
Saiba mais

Apartheid
A morte de Nelson Mandela é muito recente para estar nas provas. Porém, o ex-presidente sul-africano pode aparecer em razão de seu maior legado: o fim do apartheid (que também completa 20 anos em 2014). O regime de segregação da África do Sul era oficial. Foi institucionalizado pela extrema-direita branca em 1948, durando até 1994, quando Mandela foi eleito.
Saiba mais

Crise europeia
A União Europeia enfrenta uma profunda crise econômica, que deixa rastros em todo o mundo. Entre as principais consequências, está o desemprego, especialmente em países como Grécia (foto), Portugal, França e Espanha. A falta de dinheiro obrigou governos a tomarem medidas de austeridade, isto é, demitiram funcionários públicos e reduziram orçamentos de setores públicos _ o que gerou uma série de protestos populares. O assunto pode ser tema de uma questão sobre o que é uma crise econômica. Outra opção é a disputa pela liderança da União Europeia entre Alemanha e França.
 Saiba mais

Energia
Fontes alternativas de energia, como biocombustíveis, têm sido frequentes nos últimos anos. Etanol e biodiesel podem aparecer com suas composições químicas. Fontes de energia limpa, como a solar, também podem aparecer em alguma questão. Veículos elétricos ou híbridos (movido a gasolina e a eletricidade) são um bom elemento para falar do assunto.
 Saiba mais

Infraestrutura
Dica especial do professor de geografia Saul Chervenski. Um dos temas recorrentes nas provas da UFRGS nos últimos anos foram questões envolvendo infraestrutura. As abordagens são diversas: infraestrutura em logística, na indústria, no agronegócio, nas questões sociais e urbanas. Infraestrutura pode ser entendida como o conjunto de elementos que possibilitam a produção de bens e serviços de uma sociedade. Exemplo que poderia ser tema de questão: mobilidade urbana, em que as infraestruturas em transporte não atendem de forma satisfatória à população.
Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário