Plano de Aula do Filme
Rua São Paulo |
Documentário |
De Daniel Massaranduba, Guilherme Ribeiro
| 2002
| 16 min
| SP
Os
sem teto vivem à margem da nossa sociedade, muitas vezes passamos por
moradores de rua e nem sequer olhamos para aqueles seres humanos que
estão vivendo em condições tão precárias. Por trás de cada rosto existe
uma história e um motivo que o levou a estar nessa situação. "Rua São
Paulo" retrata a problemática dos sem-teto no Centro de São Paulo,
abordando o ponto de vista dos que hoje vivem em ocupações provisórias
como albergues, hotéis sociais, prédios invadidos, entre outros. O vídeo
documenta as dificuldades sociais e a rotina diária de diferentes
pessoas nessas condições, mostrando sua triste realidade social.
Objetivos
- Sensibilizar os alunos sobre a realidade dos sem-teto.
- Refletir sobre as razões que levaram as pessoas a morarem na rua.
- Abordar a questão da moradia nos grandes centros urbanos.
-Relacionar urbanização e planejamento urbano.
- Refletir sobre as razões que levaram as pessoas a morarem na rua.
- Abordar a questão da moradia nos grandes centros urbanos.
-Relacionar urbanização e planejamento urbano.
Situação Didática
1° momento
Em uma roda de conversa, como forma de sensibilizar os alunos para o tema que está sendo trabalhado, mostre imagens de moradores sem teto, questione o que eles sentem quando visualizam cada imagem, quais os reais motivos que fizeram com que essas pessoas vivessem em condições tão precárias. Peça para que eles imaginem uma história de vida para cada uma das pessoas presente nas imagens, e socialize as impressões dos alunos. Em seguida assista com eles o curta "Rua São Paulo"
2° momento
Peça para que os alunos se dividam em grupos e pesquisem:
- Como se deu o processo de urbanização de São Paulo
- Existiu planejamento de obras para habitação, saneamento, transporte, etc
- Quais os principais problemas enfrentados pelos paulistas em consequência do processo de urbanização não planejado
-Quais os projetos de habitação social existentes atualmente.
Peça para que os alunos socializem os resultados encontrados.
3° momento
Divida a sala em dois grupos e proponha um debate. Um grupo deverá defender os sem teto como vítimas da sociedade enquanto o outro grupo defenderá que essa situação em que eles vivem é provocada por eles mesmos. Cada grupo deverá fundamentar seus argumentos, para isso deverão pesquisar sobre o tema tentando responder: De quem é a responsabilidade por aquela situação? Do sem teto? Do poder público? Da sociedade?
Escolha um mediador para o debate, que pode ser você e defina junto com os alunos quais serão as regras, prevendo tempo de fala de cada grupo, réplica e tréplica bem como quantos momentos terão o debate.
4° momento
Ao final do debate cada grupo deverá produzir um artigo de opinião coletivo, propondo soluções ou estratégias para a superação dessa condição a partir da perspectiva que tiveram que defender. Os textos elaborados podem ser publicados no blog ou jornal da escola e encaminhados ao poder público.
Em uma roda de conversa, como forma de sensibilizar os alunos para o tema que está sendo trabalhado, mostre imagens de moradores sem teto, questione o que eles sentem quando visualizam cada imagem, quais os reais motivos que fizeram com que essas pessoas vivessem em condições tão precárias. Peça para que eles imaginem uma história de vida para cada uma das pessoas presente nas imagens, e socialize as impressões dos alunos. Em seguida assista com eles o curta "Rua São Paulo"
2° momento
Peça para que os alunos se dividam em grupos e pesquisem:
- Como se deu o processo de urbanização de São Paulo
- Existiu planejamento de obras para habitação, saneamento, transporte, etc
- Quais os principais problemas enfrentados pelos paulistas em consequência do processo de urbanização não planejado
-Quais os projetos de habitação social existentes atualmente.
Peça para que os alunos socializem os resultados encontrados.
3° momento
Divida a sala em dois grupos e proponha um debate. Um grupo deverá defender os sem teto como vítimas da sociedade enquanto o outro grupo defenderá que essa situação em que eles vivem é provocada por eles mesmos. Cada grupo deverá fundamentar seus argumentos, para isso deverão pesquisar sobre o tema tentando responder: De quem é a responsabilidade por aquela situação? Do sem teto? Do poder público? Da sociedade?
Escolha um mediador para o debate, que pode ser você e defina junto com os alunos quais serão as regras, prevendo tempo de fala de cada grupo, réplica e tréplica bem como quantos momentos terão o debate.
4° momento
Ao final do debate cada grupo deverá produzir um artigo de opinião coletivo, propondo soluções ou estratégias para a superação dessa condição a partir da perspectiva que tiveram que defender. Os textos elaborados podem ser publicados no blog ou jornal da escola e encaminhados ao poder público.
Fonte: site "Curta na Escola"
Nenhum comentário:
Postar um comentário