domingo, 8 de novembro de 2015

ANAIS XIII SIMPURB – SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA

GT-1: Reestruturação Urbana: agentes, redes, escalas e processos espaciais


Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Adriana Maria Bernardes da Silva [UNICAMP / ANPEGE], Prof. MSc. André Santos da Rocha [UFRRJ], Prof.ª Dr.ª Leila Cristina Dias [UFSC] e Prof. Dr. Oscar Sobarzo [UFS]
Terça-feira, 19 de novembro
Sub-tema: Centro e Centralidade: conceitos e processos
Apresentação Oral
  1. O conceito de centro e Centralidade como instrumento de compreensão da realidade Urbana, por Oséias Teixeira da Silva
  2. Água Fria: Nova Centralidade na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), por Francisco Clébio Rodrigues Lopes
  3. Agentes produtores do espaço urbano e novas centralidades em cidades médias da Amazônia oriental: o caso de Santarém-PA, porGesiane Oliveira da Trindade
  4. A análise da diferenciação espacial nos estudos sobre rede urbana: notas sobre a dinâmica no Tocantins, por Kelly Bessa
Apresentação em pôster
  1. Dinâmica e configuração atual da área central das cidades médias: particularidades e semelhanças entre Uberlândia-MG e Ribeirão Preto-SP, por Lidiane Aparecida Alves.

Quinta-feira, 21 de novembro
Sub-tema: Redes: fixos e fluxos na dinâmica territorial

Apresentação Oral
  1. A circulação de informações financeiras e a rede urbana brasileira, por Wagner Wendt Nabarro.
  2. Território brasileiro e a rede de informação da consultoria Deloitte, por Sueli Almeida dos Santos.
  3. Redes hoteleiras nacionais e estrangeiras em Florianópolis: estratégias locacionais e de investimento, por Tiago Cargnin Gonçalves.
  4. São Paulo além das fronteiras: uma leitura geográfica dos fluxos de investimentos da metrópole na rede de cidades da América Latina,por Carolina Vilela Figueiredo e Ronald Wall.
Apresentação em pôster
  1. Fixos e fluxos e a rede urbana do Rio Grande do Norte, por Edseisy Silva Barbalho Tavares.
  2. Incorporadores imobiliários e capital financeiro nas cidades médias da Bahia, por Ramilo Andrade e Jânio Santos.


Sexta-feira, 22 de novembro
Sub-tema: Reestruturação do espaço urbano: agentes e escalas espaciais

Apresentação Oral
  1. A cidade sob a reestruturação urbana: revisitando o conceito com o caso do Rio de Janeiro, por Luiz Antonio Chaves de Farias.
  2. Privatização dos espaços públicos e formação de enclaves urbanos no espaço periférico: um estudo de caso a partir da praça Carlos Gianelli em São Gonçalo, RJ, por Thiago Giliberti Bersot Gonçalves e Milena Paula de Melo.
  3. Condomínios empresariais e uso corporativo do território, por Rodolfo Finatti.
Apresentação em pôster
  1. Uso do solo e morfologia urbana na cidade de Parintins (AM): o caso da lagoa da francesa, por Rodrigo dos Anjos Carvalho.
  2. O surgimento dos enclaves fortificados residenciais no Brasil, por Henrique Dornelles de castro.

GT-2: Metrópole, metropolização e dinâmica espacial contemporânea


Coordenadores: Prof. Dr. Álvaro Henrique de Souza Ferreira [PUC-Rio], Prof. Dr. José Borzacchiello [UFC] e Prof.ª Dr.ª Sandra Lencioni [USP]
Terça-feira, 19 de novembro    
Sub-tema: Expansão Metropolitana e Integração Regional
Apresentação Oral
  1. Metropolização no Brasil atual: entre dilemas políticos, espaciais e institucionais, por Giselle Mansur Batista.
  2. Região, cidade e metrópole no contexto do novo processo de industrialização do Ceará, por Edilson Pereira Júnior.
  3. O processo de metropolização do espaço no Rio de Janeiro: A (re)produção de um modelo portuário para poucos, por Maria Luíza Silva.
  4. Expansão metropolitana contemporânea: a Região Metropolitana de Fortaleza no início do séc. XXI, por Cleiton Marinho Lima Nogueira.
  5. Megaprojeto Reserva do Paiva na Região Metropolitana do Recife: as estratégias dos agentes capitalistas imobiliários, por Adauto Gomes Barbosa.
  6. A integração do mercado de terras em ambientes metropolitanos e o imposto predial territorial urbano, por Ana Luísa Santana Aragão.

Quinta-feira, 21 de novembro 
Sub-tema: Complexidades Metropolitanas e Políticas Públicas
Apresentação Oral
  1. Economia urbana no centro de Fortaleza: os circuitos superior e inferior como agentes construtores do espaço urbano, por Marlon Cavalcante Santos e Eciane Soares da Silva.
  2. Periferia da Metrópole Fluminense: reflexões a partir do município de Duque de Caxias, por Elizabeth Pessanha Silva.
  3. Quando um direito vira produto: impactos do Programa Minha Casa Minha Vida na cidade do Rio de Janeiro, por Décio Rodrigues.
  1. Políticas públicas de habitação de interesse social na metrópole contemporânea: estudo de caso do “Programa Minha Casa Minha Vida” na produção espacial do município de Serra – ES, por Vanderson Moreira Silva Alves.
  2. Complexidade metropolitana e novas centralidades na Região Metropolitana de Porto Alegre, por Paulo Roberto Soares.
  3. A letargia das regiões metropolitanas do interior do Paraná, por Fábio César Alves da Cunha.


Sexta-feira, 22 de novembro 
Sub-tema: Espaço metropolitano e diferenças sócio-territoriais

Apresentação Oral
  1. Economia urbana e espaços metropolitanos: Maracanaú no contexto da metropolização de Fortaleza – CE, por Rafael Brito Gomes.
  2. O bem morar na praia: um estudo de caso sobre as residências secundárias no litoral de Fortaleza-CE, por Antonio Tadeu Pinto Soares Junior.
  3. A metropolização de Fortaleza: a tríade produtiva-imobiliária-litorânea, por Eudes André Leopoldo de Souza
  4. Mudanças na área central do Rio de Janeiro: Gentrification, por Mayra Mosciaro
  5. A urbanização no bairro da Sacramenta (Belém-PA): a (re)produção do espaço, os indicadores socioeconômicos e a violência urbana no contexto territorial vigente, por Leonardo de Souza Alves.
  6. A metrópole fora do eixo: a emergência da região metropolitana do Cariri cearense no âmbito estadual, por Ivan da Silva Queiroz.

GT-3: Reestruturação urbana, cidades médias e pequenas. Processos espaciais, agentes econômicos e escalas urbano-regionais


Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Maria Encarnação Beltrão Spósito [UNESP], Prof. Dr. Saint-Clair Trindade Jr. [UFPA] e Prof. Dr. William Ribeiro da Silva [UFRJ]

Terça-feira, 19 de novembro 

Apresentação oral
  1. Heterarquia urbana e interações espaciais interescalares: proposta analítica para estudos na rede urbana, por Márcio José Catelan.
  2. Rede urbana: a dinâmica comercial no Médio Solimões-Amazonas, por Eubia Andréa.
  3. Padrões de fluxos interurbanos: integração e fragmentação na rede urbana, por Luciano Antonio Furini.
  4. A centralidade de cidades médias como elemento (des) estruturador do seu entorno: estudo de caso de Juiz de Fora, Minas Gerais, porDenyse Pereira Neves Delgado.
  5. As feiras em cidades médias da Amazônia: as relações desenhadas a partir das experiências das cidades de Marabá (PA) e Macapá (AP), por Márcio Douglas.

Apresentação em pôster
  1. Os shoppings centers nas cidades médias. um estudo sobre seus aspectos locacionais em Bauru e São José dos Campos, por André Felipe Vilas de Castro.
  2. Nova centralidade na cidade média de Mossoró (RN): expansão urbana e o crescimento do bairro Bela Vista, por Emanuelle Roberta da Silva Melo e Soraia Maria Carlos Vidal

Quinta-feira, 21 de novembro 

Apresentação oral
  1. As espacialidades intra-urbanas e a dinâmica econômica nas cidades médias sul cearenses, por Francisco do O´ de Lima Junior.
  2. Cidade média, indústria e circuito espacial da produção: a cidade de marília (SP) no contexto, por Denise Cristina Bomtempo.
  3. Produção do espaço intraurbano em cidades médias: um estudo a partir das ofertas imobiliárias em Passo Fundo – RS, por Juçara Spinelli e Rafael Kalinoski.
  4. As formas atuais da urbanização amazônica e os seus reflexos na produção do espaço urbano de Imperatriz-MA, por Jailson de Macedo Sousa e Beatriz Ribeiro Soares
  5. O processo de valorização da cidade como reflexo da atuação do mercado imobiliário formal: uma analise a partir da metodologia do ITBI para Campina Grande – PB, por Leonardo Barboza da Costa

Apresentação em pôster
  1. A oferta de terrenos urbanos em Campina Grande – PB, Mossoró – RN e Passo Fundo – RS: uma análise comparativa do mercado imobiliário em cidades médias, por Aline Fernanda Coimbra.

Sexta-feira, 22 de novembro 

Apresentação oral 
  1. Verticalidades e horizontalidades em uma cidade média da Amazônia oriental: a centralidade econômico-política de Marabá-PA, porDébora Aquino Nunes e Suelem Maciel Cardoso.
  2. Barreiras e Luís Eduardo Magalhães: uma aglomeração urbana embrionária no oeste baiano?, por Paulo Roberto Baqueiro Brandão.
  3. Impactos da expansão dos condomínios residenciais fechados de baixo e médio padrão em cidades  médias paulistas: os casos de Presidente Prudente e São Carlos, por Viviane Fernanda de Oliveira.
  4. Espaço periurbano de parintins: expansao urbana e loteamentos recentes, por Estevan Bartoli.

Apresentação em pôster
  1. Redefinição da centralidade urbana em Dourados-MS: um estudo a partir do shopping avenida center, por Hamilton Romero e Maria José Martinelli Silva Calixto.
  2. A valorização imobiliária em cidades médias: uma análise sobre a mudança dos perfis imobiliários em vitória da conquista – BA, por Ione dos Santos Rocha e José Rubens Mascarenhas de Almeida.

GT-4: Economia urbana, trabalho, comércio e consumo

Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Cátia Antônia da Silva [UERJ], Prof.ª Dr.ª Maria Laura Silveira [UBA – Argentina], Prof.ª Dr.ª Silvana Pintaudi [UNESP] e Prof.ª Dr.ª Susana Maria Miranda Pacheco [UERJ].
Terça-feira, 19 de novembro 
Sub-tema: Cidade, comércio e consumo

Apresentação oral

  1. Para entender o lugar dos shopping centers no contexto metropolitano de São Paulo (Brasil) e Buenos Aires (Argentina), por Carlos Henrique.
  1. Produção e repetição: uma reflexão a partir do espaço de comércio e consumo do Shopping Center Popular do Feiraguai em Feira de Santana – BA, por Claudio Ressurreição dos Santos.
  2. Análise da dinâmica do comércio e dos serviços na Zona Oeste Carioca: o caso do bairro de Bangu (RJ), por Marta Rodrigues de Oliveira.
  3. A feira “rastro”: possibilidades do comércio popular na cidade de Salamanca (Espanha), por Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza.

Apresentação em pôster
  1. Reestruturação urbana e o novo horizonte para as estratégias de desenvolvimento territorial através da potencialização do tecido cultural criativo da área central do Rio de Janeiro, por João Luiz de Figueiredo.

Quinta-feira, 21 de novembro 
Sub-tema: Economias Urbanas e Modelos de Desenvolvimento

Apresentação oral
  1. Economia popular urbana, economia solidária, circuitos econômicos alternativos: bases para o desenvolvimento sócio-espacial?, porTatiana Tramontani Ramos.
  2. Economía urbana y economía social. Un reconocimiento pendiente, por Ruth Muñoz.
  3. Economia solidária e as lutas na cidade, por Tatiane Marina Pinto de Godoy.
Apresentação em pôster
  1. Os circuitos da economia urbana no eixo rodoviário Natal-Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil, por Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador.
Sexta-feira, 22 de novembro 
Sub-tema: Circuitos inferiores e economias locais

Apresentação Oral
  1. Por um desenvolvimento das economias locais: pesca e território, por Catia Antônia da Silva.
  2. O catador e a cidade: os conflitos na metrópole e o direito à cidade, por Alexandre Henrique Asada.
  3. Novos usos do território e o consumo de energia elétrica na cidade de São Paulo, por Ana Paula Mestre.
  4. O papel do circuito inferior na construção da centralidade da metrópole de São Paulo, por Silvana Cristina da Silva.


GT-5: Mobilidade urbana / regional, deslocamentos populacionais e migrações

Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Lirian Melchior [UFRRJ], Prof. Dr. Heinz Dieter Heideman [USP] e a Geógrafa Dr.ª Maria Luisa Castelo Branco [IPGH]
Os pôsteres deverão ser fixados na sala na terça-feira, ficarão permanentemente expostos nos três dias e entrarão na discussão final.
Terça-feira, 19 de novembro 

Fixação dos pôsteres
  1. A mobilidade pendular entre as cidades Castanhal e Igarapé-Açu (PA) como alternativa para o ingresso no ensino superior, por Felipe Ferreira Moreira, Igor André da Costa, José Adrielson dos Santos Costa e Valter Pinheiro da Costa
  2. Precariedade do trabalho e mobilidade: análise dos municípios de Duque de Caxias e Seropédica, por Patrícia Matias Oliveira
  3. A mobilidade urbana como elemento básico para as interações espaciais através do transporte público: o exemplo do Segundo Distrito de Cabo Frio, Tamoios,RJ, por Jefferson Pedrosa da Silva Teixeira
  4. A evolução da área rururbana de Viamão-RS a partir do asfaltamento da rodovia RS-040 (1970-2010) , por Joseli Andrades Maia
  5. Uma Análise dos transportes na migração laboral das cidades da Baixada Fluminense para o Rio de Janeiro, por Gabriel Luiz Mello de V. N. e Menezes
  6. Identidade na Baixada Fluminense: estudos de caso dos municípios de Seropédica e Duque de Caxias a partir das migrações pendulares, por Antônio Fernando R. de Oliveira

Apresentação oral 
Início – O GT apresenta a dinâmica das exposições e debates
-15 min para cada expositor completar/comentar o texto já lido pelos participantes
  1. A história da mobilidade do trabalho dos Nordestinos rumo ao Centro-Sul Brasileiro, por Sueli de Castro Gomes
  2. Novos nexos entre o turismo e as migrações internacionais: um olhar geográfico sobre a mobilidade dos turistas residenciais , porLenilton Francisco de Assis
  3. Análise do perfil dos imigrantes internacionais recentes no município do Rio de Janeiro, por Genilson Estácio da Costa
  4. Os movimentos pendulares e as cidades médias: o exemplo da 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, por Priscila Estevam Engel
  5. Valparaíso de Goiás – GO: um município goiano na Área Metropolitana de Brasília, por Gilmar Elias Rodrigues da Silva
  6. A mobilidade revisitada: capital, trabalho e subjetivação, por Erick Gabriel Jones Kluck, Ana Carolina Gonçalves Leite, Cassio Arruda Boechat, Carlos de Almeida Toledo e Daniel Manzione Giavarotti.

- Discussão, comentários e elaboração de questões para a discussão geral na sexta-feira

Quinta-feira, 21 de novembro 

Apresentação oral
-15 min para cada expositor completar/comentar o texto já lido pelos participantes
  1. Representações sociais da (i)mobilidade: uma proposta de análise de Álvares Machado, por Rafael da Ponta Vicente
  2. O transporte coletivo e o processo de integração metropolitana: o caso da Região Metropolitana de Goiânia, por Diego Pinheiro Alencar
  3. Deslocamentos pendulares, reestruturação produtiva e o consumo do espaço na urbanização brasileira: explorando o tempo de deslocamento casa-trabalho, por Ricardo Ojima, Felipe Ferreira Monteiro  e Tiago Carlos de Lima Nascimento.
  4. A renda como determinante na decisão migratória intrametropolitana: o caso da Região Metropolitana de Belo Horizonte, por Thiago Canettieri
  5. Mercado imobiliário e mobilidade espacial da população na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por Faber Paganoto
  6. Mobilidade espacial da população e a tecnicização do espaço: uma perspectiva teórica para análise da mobilidade interna, por Késia Anastácio

- Discussão, comentários e elaboração de questões para a discussão geral na sexta-feira

Sexta-feira, 22 de novembro

- Após sistematização das questões pelos coordenadores, segue discussão final de todas as apresentações orais e dos pôsteres.

GT-6: Território e ativismos sociais urbanos

Coordenadores: Prof. Dr. Angelo Szaniecki Perret Serpa [UFBA], Prof. Dr. Andrelino de Oliveira Campos [UERJ], Prof. Dr. Glauco Bruce Rodrigues [CMRJ] e Prof. Dr. Marcelo Lopes de Souza [UFRJ]
Terça-feira, 19 de novembro
Sub-tema: Ativismos na Cidade: Metrópole e Fronteira

Apresentação Oral 
  1. Reflexões sobre o ativismo urbano na fronteira Brasil-Uruguai, por Rafael Zilio Fernandes.
  2. Movimentos sociais urbanos na região metropolitana de Belém: um estudo no fórum metropolitano de reforma urbana – FMRU, porLarissa Marinho da Costa, Thayane Monteiro Andrade e Olinda Rodrigues da Silva
  3. Nós não ‘fiquemo’ nem um dia sem energia”: ativismo social e luta por energia elétrica na comunidade São Luís (João Pessoa – PB), porThiago Almeida de Lima
  4. A territorialização da dissidência no movimento dos sem-teto no Rio de Janeiro: entre “mediadores”, “agentes externos” e protagonistas, por Rafael Gonçalves de Almeida.


Sexta-feira, 22 de novembro 
Sub-tema: Ativismos na Cidade: Ocupações e Resistências
Apresentação Oral
  1. Pensar e agir como quilombola: o caso da comunidade remanescente de quilombo da Rasa, por Carolina de Freitas Pereira.
  2. Os impactos do conflito territorial entre guaranis mbyás com os “donos” do litoral de Camboinhas, Niterói – RJ: uma migração forçada é sinônimo de retirada?, por Erich Moura Soares de Souza.
  3. A ocupação quilombo das guerreiras: classes populares, coletivo e família, por Marianna Fernandes Moreira.

GT-7: Geografia Urbana e Ação Política

Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Arlete Moysés Rodrigues [UNICAMP], Prof.ª MSc. Glauciana Alves Teles [UECE/ AGB-Fortaleza] e Prof.ª MSc. Julia Berezovoya Assis [AGB – Rio de Janeiro]
Terça-feira, 19 de novembro
Apresentação oral
  1. Habitação de Interesse Social na aparelhagem do Estado Capitalista: da institucionalização de uma política nacional à (in) adequação da estrutura municipal, por Leda Velloso Buonfiglio.
  2. Produção do espaço urbano na cidade do Rio Grande-RS: as ações dos agentes sociais no processo de construção dos residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida, por Cledir da Conceição Lopes.
  3. Faces da urbanização corporativa da cidade de Campinas-SP: as ocupações urbanas e as ações políticas recentes na região sul (regularização e reurbanização), por Helena Rizzatti Fonseca.
  4. A higienização do espaço urbano como estratégia do capital: o caso do bairro Dom Bosco – Juiz de Fora – MG, por Gabriel Lima Monteiro.
  5. A evolução das políticas habitacionais para intervenções públicas em favelas: retrocessos e avanços, por Debora Fernandes de Araujo.

Quinta-feira, 21 de novembro
Apresentação oral

  1. A mobilidade do trabalho como componente da  metropolização: o complexo industrial e portuário do Pecém na Região Metropolitana de Fortaleza, por Glauciana AlvesTeles.
  2. A compreensão da prática governamental do Empresariamento Urbano – analisando os casos do Rio de Janeiro (BR) e Barcelona (ES), porFlavio Faria de Araújo.
  3. Reformas Urbanas, Reurbanizações e o Morro da Providência: diferentes discursos ao longo da história, por Guilherme do Nascimento Rodrigues.
  4. A periferização urbana e a segregação socio espacial em cidades médias : o caso de Anápolis, por Juvair Fernandes de Freitas.
  5. O espaço social como instância para a fomentação de uma consciência popular: ensaios sobre movimentos populares e consciência histórica através do espaço urbano, por Natalia D’Agostin Alano.
  6. Educação popular e a luta pelo direito a cidade: a prática pedagógica do espaço criarte mariana crioula, por Vinícius Neves Vasconcelos.

Sexta-feira, 22 de novembro
Considerando o número de trabalhos para apresentação reservamos o terceiro dia para uma discussão síntese sobre a temática do GT
Apresentação em pôster
  1.  Área central de Teresina (PI): contradições do plano diretor e intervenções urbanas – pequenas alterações, por Silvana de Sousa Silva.
  2. Planos diretores à margem das relações intermunicipais, por Sara Rebello Tavares.
  3. Análise e discussão do uso do plano diretor no município de Oriximiná-Pará, por Cassiano Lobato Paulino e Eloísa Elena Della Justina.
  4. Cruz das Almas/BA: a ação do poder público municipal na área de habitação social (2004-2011), por Velmani Oliveira.
  1. A paisagem como objeto de políticas públicas – o caso das favelas cariocas, por Adriano Santos Soares.
  2. Acessibilidade nos passeios públicos na área central de Guarapuava- PR, por Larissa Bernardino Zanona.


GT-8: Geografia histórica urbana

Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Doralice Sátyro Maia [UFPB], Prof.ª Dr.ª Fania Fridmam [IPPUR / UFRJ], Prof. Dr. José Aldemir [UFAM], Prof. Dr. Nelson da Nobrega Fernandes (Pós-GEO / UFF) e Prof. Dr. Pedro de Almeida Vasconcelos [UFBA]
Terça-feira, 19 de novembro 
Sub-tema: Cidade, História e Formação Territorial
 
Apresentação Oral

  1. Cidade de Olinda (Pe): história do parcelamento do solo e morfologias urbanas resultantes – 1931 a 2006, por Roberto Silva de Souza.
  2. O processo de apropriação territorial do “sertão do oeste” fluminense (séculos XVII e XIX): questionamentos iniciais, por Vitor de Araujo Alves.
  3. Convenção de um tipo e estruturação da zona urbana da cidade do Rio de Janeiro, 1875-1928, por Luciana Alem Gennar.
  4. Baixada da Guanabara, sistema ferroviário e o surgimento de Duque de Caxias (RJ): uma análise geohistórica , por Pierre Alves Costa.
  5. Um estudo de geografia histórica sobre a distribuição espacial dos meios de hospedagem e sociabilidades na cidade de Salvador-BA no século XIX e primeiras décadas do século XX, por Luís Cláudio Requião da Silva.
 
Apresentação em pôster
  1. Habitação social e produção do espaço urbano no subúrbio carioca: os conjuntos residenciais do IAPETC no bairro de Ramos, por Thabata Fonseca de Oliveira.
  2. Mecanismos de transferência da propriedade em pequenas cidades do estuário do Rio Amazonas: um estudo de caso, por Sandra Maria Fonseca da Costa.
  3. Dinâmica populacional e produtiva: formação da rede de cidades no oeste baiano nos séculos XIX e XX, por Gil Carlos Silveira Porto e Ralfo Edmundo da Silva Matos.
 
Quinta-feira, 21 de novembro 
Sub-tema: Cidade, Discursos e Diálogos
 
Apresentação Oral
  1. A gênese da urbanização dual em Moçambique: exploração histórica para o debate da sua origem, por Joaquim Miranda Maloa.
  2. O diálogo entre espaço e tempo na área central do Rio de Janeiro: as múltiplas leituras do morro de Santo Antônio, por Paulo Cezar de Barros.
  3. Disciplinando a sociedade através da cidade: a gênese do urbanismo no Brasil e na Argentina (1894-1945), por Joel Gusmão Outtes.
  4. Discurso médico-higienista e ordem urbana, por Maria Clélia Lustosa Costa.
  5. Processo de privatização da terra urbana e suas implicações na cidade da Parahyba, por Rebeca Maria Aguiar do Nascimento.

Apresentação em pôster
  1. O racionalismo como progresso: a Avenida Afonso Pena e a sua influência no crescimento urbano de Belo Horizonte, por Alessandro Borsagli.
  2. Mapeamento geoliterário do espaço urbano de Belém do Pará da década de 20, por Walter Luiz Jardim Rodrigues.
  3. Memória da cidade: viagens pelo trilho, o bonde modificando a paisagem amazônica, no período da Belle Époque, por Márcio Silveira Nascimento.
 
Sexta-feira, 22 de novembro
Sub-tema: Cidade, Paisagem e Memória
Apresentação Oral
  1. O papel da igreja como agente de produção do espaço urbano-regional do recôncavo baiano setecentista, por Adriano Bittencourt Andrade.
  2. Territórios da memória candanga na construção da capital do Brasil (1956-1971), por Everaldo Batista da Costa e Marília Luiza Peluso.
  3. Geografia histórica da cidade de Coremas, por Rita de Cássia Gregório de Andrade e Maria Simone Morais Soares.
  4. A experiência da autogestão territorial anarquista durante a guerra civil espanhola (1936-1939): comunas e comitês locais, por Glauco Bruce Rodrigues.
 
Apresentação em pôster
  1. Conventos franciscanos e praças: um estudo sobre centralidade e urbano no Brasil, por Moysés Vinicius Alves da Silva.
  2. O patrimônio histórico e arquitetônico de Uberaba/MG: memória e paisagem urbana, por Raniele Duarte Oliveira e Marcos Kazuo Matushima.
  3. Transformações na paisagem da Lagoa Rodrigo de Freitas a partir do processo de urbanização, por Fernanda da Silva Nascimento.

GT-9: A produção do urbano: abordagens e métodos de análise

Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Flávia Elaine da Silva Martins (UFF), Prof. Dr. Márcio Piñon de Oliveira [UFF], Prof.ª Dr.ª Odette Carvalho de Lima Seabra [USP] e Prof. Dr. Sérgio Manuel Merêncio Martins [UFMG]

 

Terça-feira, 19 de novembro
Sub-tema: Apropriações, Intervenções, Rupturas
Apresentação Oral
  1. Apropriação, por Rita Velloso.
  2. Ensaio para uma dialética do desenvolvimento urbano: espaço de expansão, degeneração e transição, por André Lima Sousa.
  3. As intervenções de artes de rua como momentos de ruptura do cotidiano, por Michel Moreaux.
  4. O trabalho de campo em geografia urbana: da quantidade à qualidade, ou dos procedimentos formais à implicação e transdução, porRicardo Baitz.
Apresentação em pôster
  1. Espaços livres públicos: uma análise multidimensional de apropriações e conflitos, por Lúcia Maria Capanema Álvares.
 
Quinta-feira, 21 de novembro
Sub-tema: Produção, Reprodução, Centralização
Apresentação Oral
  1. A produção do espaço urbano no contexto do Projeto Porto Maravilha: uma proposta metodológica, por Letícia Giannella.
  2. A produção da cidade como cenário, um momento necessário do espaço espetacular, por Glauco Roberto Gonçalves.
  3. Reflexões sobre vetores do atual processo de reprodução do espaço urbano no Recife, por Mariana Zerbone Alves de Albuquerque.
  4. A construção da malandragem na produção do espaço urbano da cidade do Rio de Janeiro, por Paula Quadros Pitassi.
 
Apresentação em pôster
  1. A centralização do urbano na expansão do agronegócio: elementos para o debate da urbanização de Mato Grosso, por Danilo Volochko.
  2. Influência do plano ES 2025 e da concentração fundiária na expansão da Região Metropolitana da Grande Vitória Expandida (RMGV-E), porFrancismar Cunha Ferreira, Cláudio Luiz Zanotelli, Larissa Marques de Antônio e Bruno da Silva.
Sexta-feira, 22 de novembro
Sub-tema: Continuidades, Emergências, Estratégias 
Apresentação Oral
  1. A problematização da escala no estudo do urbano: um ensaio sobre o micro e o local, por Rubia Nara Silva Martins.
  2. Entre fragmentos e continuidades: os enclaves fortificados e os novos conteúdos da vida urbana, por Eda Góes.
  3. A emergência do urbano e o turismo, por Cristiane Passos de Mattos.
  4. Crédito e infraestrutura física urbana na urbanização de São Paulo da primeira década do Século XX, por Gilberto Cunha Franca.
Apresentação em pôster
  1. Dinâmica imobiliária e produção do espaço no bairro Planalto, Natal/RN: agentes, usos e conflitos, por João Henrique Gomes da Silva.
  2. As estratégias de produção do espaço urbano: uma análise a partir das particularides das zonas urbanas do território de Sorocaba – SP, por Thiago Rodrigues Leite e Juan Lomardo.

GT-10: Problemática urbano-ambiental

Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Ana Paula Fracalanza [USP], Prof.ª Dr.ª Catherine Prost [UFBA], Prof.ª MSc. Désirée Guichard Freire [UERJ] e Prof. Dr. Marco Antônio Silvestre Gomes [UFF]
Terça-feira, 19 de novembro
Sub-tema: Impactos e conflitos socioambientais
Apresentação Oral
  1. COMPERJ: os aspectos e impactos socioambientais no entorno dos grandes empreendimentos, por Fernando Ribeiro Camaz.
  2. Expansão urbana e Áreas de Proteção Permanente (APP): o caso da Lagoa Grande em Feira de Santana – Bahia, por Paula Leilane Oliveira Celestino.
  3. Expansão Imobiliária e conflito ambiental, uma avaliação da disputa de uso na restinga de Maricá – RJ, por Désirée Guichard Freire.
  4. Conflitos por um modelo de vida: a insustentável condição de ser pescador artesanal em Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro – RJ, porAntonio Lopes Ferreira Vinhas.
Apresentação em pôster
  1. Ubatuba era caiçara a desapropriação do espaço frente às políticas de planejamento regionais e urbanas, por Edvaldo Gonçalves de Amorim.
  2. Conflitos urbanos em torno das APPs no Distrito Federal, por Ingred Alencar.
  3. Estudo da produção espacial e a questão ambiental causados pela mineração no município de Brumado, por Poliana Machado da Silva.
 
 
Quinta-feira, 21 de novembro
Sub-tema: Planejamento ambiental e saneamento
Apresentação Oral
  1. A gestão ambiental dos resíduos de serviços saúde na cidade universitária da Universidade Federal do Maranhão, por Daylla de Cássia Seguin Pasinho, Valdir Cutrim Junior, Paulo Roberto Mendes Pereira e Antonio Cordeiro Feitosa.
  2. As práticas do planejamento de áreas verdes no distrito administrativo Belém, por Ronise Rafaelle Mendonça Arraes.
  3. O planejamento e a gestão ambiental no município de Belém: concepções e ações do poder público local, por Jones Remo Barbosa Vale.
  4. Geomorfologia urbana e planejamento ambiental na cidade de Belém-PA, por Antônio Carlos Ribeiro Araújo Junior.
Apresentação em pôster
  1. Ocupações irregulares e desastres naturais em metrópoles: sua relação com a governança da água, por Mariana Gutierres Arteiro da Paz, Renata Souza Leão e Luizi Maria Brandão Estancione.
  2. Pedro Velho/RN: cidade, saneamento ambiental e lagoa de estabilização, por Laís Ariane Martins Barbosa Correia e Maria Luiza de Medeiros Galvão.
Quinta-feira, 21 de novembro
Sub-tema: Dinâmica urbana e meio ambiente
 Apresentação Oral
  1. Corpos d’água na configuração do tecido urbano de Londrina, por Sandra Catharinne.
  2. Uso do solo e a vulnerabilidade socio-espacial no bairro do Montese, Belém- PA, por Ana Luiza de Araújo e Silva.
  3. Uso e ocupação do solo na área de especial interesse urbanístico da Avenida Brasil no trecho da Região Administrativa de Bangu – Rio de Janeiro, por Fabrizio da Costa Barros.
  4. O estudo de impacto de vizinhança da Bacia da Estrada-Nova Belém PA, por Juliano Pamplona.
  5. Fenômeno Metropolitano: a rodovia Leste-Oeste e seus impactos socioambientais na área urbana do baixo curso do rio Jucu (ES), porMiquelina Aparecida Deina e André Luiz Nascentes Coelho.
Apresentação em pôster
  1. Ocupações irregulares e vulnerabilidade no município de Ubatuba-SP, por Laila Regina Cardoso e Lhanna Glenn Santos.
 
Sexta-feira, 22 de novembro
Sub-tema:  Questão urbano-ambiental numa perspectiva teórica
 
Apresentação Oral
  1. Meio ambiente e espaço urbano nas décadas de 60 e 70: reflexões de Pierre George, por Felipe de Souza Ramão.
  2. Problemas urbano-ambientais e o Direito à Cidade, por Eloisa Carvalho de Araujo.
  3. A “crise da natureza” no espaço urbano e a lógica imobiliária, por Maico Diego Machado
  4. Antrópole: esboço para uma crítica da produção especista do espaço, por Pablo Campos Leal.
  5.  Questão ambiental urbana: renovação e permanência, por Tereza Coni Aguiar.

GT-11: Práticas culturais na produção da cidade


Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Anita Loureiro de Oliveira [UFRRJ], Prof.ª Dr.ª Aureanice de Mello Corrêa [UERJ], Prof. Dr. Nécio Turra Neto [UNESP] e Prof. Dr. Tadeu Pereira Alencar Arrais [UFG]

Terça-feira, 19 de novembro
Sub-tema: Espaço Urbano e Patrimônio Cultural
Apresentação Oral
  1. O bairro e seus enredos: desatando a trama do lugar na cidade, por Bruno Maia Halley.
  2. A construção do bairro da Lapa como lugar central para a sociabilidade noturna carioca: uma análise dos projetos de espaços públicos,por Hernando Cepeda Sánchez.
  3. Relações de interface e centralidade de lazer noturno em Presidente Prudente – São Paulo, por Nécio Turra Neto.
  4. A Praça Leoni Ramos e o bairro de São Domingos, Niterói-RJ: uma breve abordagem das práticas socioespaciais, por Kelly Soares Figueiredo e Taiany Braga Marfetan.
  5. Um novo Recife em cena: paisagem, política e direito à cidade no cine-ativismo pernambucano, por David Tavares Barbosa e Pietro Renato Felix de Queiroz.
  6. O circuito sonoro em Recife: música, espaço urbano e comunicação, por Cristiano Nunes Alves.
Apresentação em pôster
  1. Quando a rua é a escola: práticas educativas para além dos muros da escola, por Marcus Vinicius  Gomes.
  1. O lazer na cidade contemporânea: práticas culturais através do brincar, por Ana Lucy Oliveira Freire.
  2. Meios e processos áudio visuais na formulação das paisagens urbanas, por Felipe Augusto Moreira Bonifácio.
Quinta-feira, 21 de novembro
Sub-tema: Cultura e Lazer no Espaço Urbano
Apresentação oral
  1. Encontros entre Lamego, Neimeyer e Castor de Andrade – a produção do sambódromo como a arena do desfile carnavalesco, por Rodrigo Coutinho Andrade.
  2. Espaços da memória: um estudo da poética dos monumentos urbanos, por Givaldo Ferreira Corcinio Junior.
  3. Práticas culturais e a urbe carioca: a análise do memorial das vítimas da ditadura militar no cemitério de Ricardo de Albuquerque – Rio de Janeiro/RJ, por Romulo de Oliveira Costa.
  4. Cidade ocupada, a ocupação dandara e suas práticas culturais, por Tiago Castelo Branco Lourenço.
  5. O graffiti e a pixação:  desvendando as geografias destas artes na cidade do Salvador, por Júlia Monteiro.
Apresentação em pôster 
  1. A ressignificação da paisagem cultural urbana através do grafite no corredor de Nazaré, Belém-Pará: da paisagem cinza a cidade cromática, por Benison Alberto Melo Oliveira.
  2. A arte trazendo o olhar para o espaço: utilização de galpões ociosos nas margens da lagoa de Sto. Antonio dos Anjos de Laguna (SC), porJéssica de Souza Bett.
  3. Territorialidades como patrimônio cultural: interpretação do tombamento do núcleo original da Freguesia do Ó / SP, por Alberto Luiz dos Santos.
 
Sexta-feira, 22 de novembro
Sub-tema: Expressões Culturais na cidade contemporânea
Apresentação oral 
  1. Gestão e uso do patrimônio cultural: o culto aos santos populares no Cemitério Nossa Senhora da Soledade, Belém-PA, por Marlon Lima da Silva.
  2. O sagrado e a imagem: representações no urbano,  por José Arilson Xavier de Souza.
  3. Dinâmica urbana e regional no Recôncavo Sul da Bahia: uma abordagem a partir da religião, por Wedmo Teixeira Rosa.
  4. O discurso institucional sobre as potencialidades culturais e promoção de megaeventos festivos em pequenas cidades da Região Recôncavo Baiano, por  Janio Roque Barros de Castro.
  5. Carnaval e congada: culturas negras em Goiânia, a terra do sertanejo, por Ana Lúcia Lourenço dos Santos e Regina Pereira Santana.
  6. A espacialidade do povo cigano na orla do Arpoador – RJ: do profano ao sagrado , por Carliane Sandes Alves Gomes.

Apresentação em pôster 
  1. Práticas culturais na cidade: uma análise sobre a festividade e a marujada de São Benedito em uma cidade histórica da Amazônia, por Alessandra da Silva Lobato.
  2. A dimensão urbana nos roteiros geoturísticos de Marabá-PA/ patrimônio cultural, por Milene Caroline Gomes de Souza.

GT-12: O local e o global na produção da cidade espetáculo: retóricas, coalizões e resistência popular

Coordenadores: Prof. Dr. Eustógio Dantas [UFC], Prof. Dr. Gilmar Mascarenhas [UERJ], Prof. Dr. Glauco Bienenstein [UFF], Prof.ª Dr.ª Nelba Azevedo Penna [UNB]

Terça-feira, 19 de novembro 
Sub-tema: Megaeventos esportivos e produção do Espaço Urbano
Apresentação oral
  1. Governança urbana empreendedorista e megaeventos esportivos, por Demian Garcia Castro.
  2. Resistências ao “Estado de Exceção” dos megaeventos esportivos e os movimentos organizados contra as remoções do PAC da mobilidade para o espetáculo da copa do mundo em Fortaleza, por Mariana Fernandes Mendes.
  3. O planejamento e produção do espaço urbano em Cuiabá face a copa do mundo de futebol em 2014, por Frankes Marcio Batista Siqueira, Francioly Marcos Batista Siqueira e Silvina Maria dos Anjos.
  4. Disputas simbólicas no projeto Rio 2016: a (des)construção da cidade-marca, por Talitha Borges Martins Gomes, Fernanda Sánchez, Bruna Guterman , Esther Chang, Paula Laiber e Rayssa Da Silva Almeida Araújo.
  5. Os jogos olímpicos e a Vila Autódromo: resistência na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, por Mariana do Carmo Lins.
  6. Cidade espetáculo e grandes eventos no Rio de Janeiro em uma perspectiva histórica, por Rafael Soares Gonçalves.
Apresentação em pôster
  1. O futebol como instrumento para as transformações urbanas em Belo Horizonte/MG, por Priscila Augusta Ferreira Campos e Silvio Ricardo da Silva.

Sexta-feira, 22 de novembro 
Sub-tema: Políticas Públicas e Espetacularização da Cidade
Apresentação Oral
  1. Cultura global e cultura local na revalorização do centro de Belo Horizonte: possibilidades e limites da cultura frente à espetacularização da metrópole, por Pablo Maia Barbosa.
  2. Fórmula 1 e cidades: o esporte-espetáculo nas estratégias empresarial e territorial, por Vitor Hugo dos Santos Teixeira.
  3. Maracanã: de centralidade popular a arena para a sociedade do espetáculo, por Fernando da Costa Ferreira.
  4. Turismo e Metropolização: Políticas Públicas e dinâmicas espaciais em Fortaleza – Ceará, por Enos Feitosa de Araújo.

Apresentação em pôster
  1. Projeto de habitação e urbanização e suas influências no modo de vida da comunidade da Vila da Barca – Belém / Pará / Brasil, porViviane Corrêa Santos.
  2. Remoção e resistência na cidade do Rio de Janeiro: lutas pelo direito ao centro da cidade, por Carolina Pereira Peres.
  3. O apagão político no Brasil nas manifestações da juventude em junho de 2013, por Nilton Soares de Souza Neto Cintia de Souza Goulart.

GT-13: Estado, grandes projetos e planejamento urbano corporativo


Coordenadores: Prof. Dr. Cesar Miranda Mendes [UEM], Prof. Dr. Leandro Dias de Oliveira [UFRRJ], Prof. Dr. Marcio Moraes Valença [UFRN], Prof. Dr. Nilo Sérgio D´Ávila Modesto [UERJ-FFP], Prof. Dr. Paulo Cesar Xavier Pereira [USP] e Prof. Dr. Paulo Roberto Rodrigues Soares [UFRGS]

 Terça-feira, 19 de novembro
Sub-tema: Grandes Projetos e Planejamento Urbano
Apresentação Oral
  1. Planejamento urbano e reformas urbanísticas no contexto da dinâmica socioespacial intra-urbana: o caso da Lagoa da Caiçara, Russas, CE, por Jéssica Liana de Sousa.
  2. Articulações entre estado e capital privado no Rio de Janeiro: Os grandes projetos de investimento como modelo de desenvolvimento, porGabriela Rebello Martins.
  3. Grandes projetos e o planejamento estratégico sem plano: o caso da Arena das Dunas – Natal / RN, por Eugênio Ribeiro Silva.
  4. Grandes projetos urbanos (GPU) na Copa do Mundo de 2014 em Curitiba: um conceito em construção, por Elena Justen Brandenburg e Ana Caroline de Oliveira Chimenez.
  5. Rio 2016: contradições e interesses na “Barcelona tropical”, por Carlos Alberto Penha Filho e Ana Paula Theodoro Bianchi.

Pôster
  1. As diferentes transformações da territorialidade que emergiram com o projeto Portal da Amazônia, por Arthur Erik Monteiro Costa de Brito e Daniel Laranjeira Telis.
  2. Programa de Aceleração do Cres cimento (PAC): uma breve análise no contexto baiano, por Cleonice Moreira da Silva.

Quinta-feira, 21 de novembro
Sub-tema: Poder Público e Planejamento Estratégico na produção do Espaço Urbano

Apresentação Oral
  1. As ações do poder público na produção do espaço urbano-regional em Manacapuru – Amazonas – Brasil, por Moises Barbosa da Silva.
  2. A atuação do poder público municipal em relação aos enclaves fortificados residenciais no município de Porto Alegre – RS, por Henrique Dorneles de Castro.
  3. Projeto Eurogarden em Maringá: conflitos e estratégias na produção do espaço urbano, por Ricardo Luiz Töws e Cesar Miranda Mendes.
  4. Programas habitacionais na cidade do Rio de Janeiro – o Programa Morar Carioca, por Marcelo Pereira Veríssimo e Filipe Gomes Paulo.
  5. Planejamento e gestão estratégica no Rio de Janeiro: um projeto para a zona portuária, por Tatiana de Souza Ferreira.

Apresentação em pôster
  1. Federalismo, planejamento urbano e município: as competências federativas no direito urbanístico, planejamento urbano do direito brasileiro, por Igor Jordão Coutinho de Albuquerque.

Sexta-feira, 22 de novembro
Sub-tema: Questões Político-Econômicas e Empreendedorismo Urbano

 Apresentação Oral
  1. As políticas de empreendedorismo urbano e a relação com a construção de condomínios residenciais no município de Serra – ES, porErick Alessandro Schunig Fernandes.
  2. A difusão de grandes projetos de desenvolvimento urbano como inovações espaciais e seu papel no processo de acumulação e expansão geográfica do capital, por Alexandre Sabino do Nascimento.
  3. Ações dos sujeitos sociais na produção do espaço no tocante ao aspecto político, por Nilo Sergio D ́Avila Modesto.
  4. Elementos da produção do espaço urbano em cidades amazonenses, por Paola Verri de Santana.
  5. Desenvolvimento, reestruturação produtiva e economia espacial: o processo de reordenamento territorial no Oeste Metropolitano Fluminense, por Leandro Dias de Oliveira e André Santos da Rocha. 

Apresentação em pôster 
  1. Perspectivas da (tensa) relação entre portos e cidades no Brasil: um olhar para a dimensão institucional do problema, por João Mendes da Rocha Neto. 

GT-14: Desigualdade sócio-espacial e políticas urbanas


Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Amélia Damiani [USP], Prof. MSc. Artur Sérgio Lopes [FEUC], Prof. Dr. Jan Bitoun [UFPE] e Prof. Dr. Jorge Luís Barbosa [UFF]

Terça-feira, 19 de novembro
 Sub-tema: Política Urbana, Produção do Espaço e Habitação em Questão

 Apresentação oral
  1. Desvio e resistência na constituição desmedida da periferia: uma análise dos avanços do endividamento imobiliário na (re) produção do espaço metropolitano e de suas contradições, por Flávia Elaine da Silva Martins
  2. Política habitacional e desigualdades sócio-espaciais em Fortaleza-CE: da remoção ao cotidiano no conjunto habitacional Maria Tomásia, por Sharon Darling de Araújo Dias.
  3. Política habitacional e segregação: o Estado reproduzindo as ações do mercado, por Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros

Apresentação em pôster 
  1. Provisão de Habitação Popular no Município de Ananindeua PA Características do Produto e da População Atendida, por Diogo Luan Uchôa da Luz e Simaia do Socorro Sales das Mercês.
  2. A produção do espaço urbano de Vitória da Conquista- Bahia: análise do programa minha casa minha vida nos conjuntos habitacionais América Unida e Europa Unida, por Thamiles Andrade dos Santos e Elzane Cabral Santos.

Quinta-feira, 21 de novembro
Sub-tema: Segregação sócio-espacial, Trabalho e Reprodução Social 

Apresentação oral 
  1. Periferias urbanas e estratégias de sobrevivência no cerne da crise do trabalho, por Fernando Firmino Messias.
  2. A segregação sócio-espacial e os conflitos de uso do solo urbano em Salvador: o caso do nordeste de Amaralina, por Itaciane dos Santos Ramos, Clímaco César Siqueira Dias e Maria Auxiliadora da Silva.
  3. Tramas e dramas no urbano: o projeto renascer em Dourados-Ms e o processo de reprodução socioespacial, por Maria Amábili Alves de Castro e Maria José Martinelli Silva Calixto.
  4. Enclaves socioespaciais estigmatizados e fragmentação socioespacial em contextos não metropolitanos, por Maria Angélica de Oliveira Magrini.
  5. A dualidade das franjas da metrópole de São Paulo como focos de segregação socioespacial e possibilidades de apropriação social do espaço, por Priscila Petri Rallo.

Quinta-feira, 21 de novembro
Sub-tema: Políticas Urbanas, Dinâmicas regionais e produção do conhecimento.
Apresentação oral
  1. Metodologias, procedimentos e instrumentos para identificação, análise e ação em áreas de riscos e vulnerabilidades: construindo territorialidades no âmbito de suas na escala local, por Everaldo S. Melazzo e Sérgio B. Magaldi.
  2. O Estado do Rio de Janeiro em desenvolvimento: entre a fábula e a realidade, por Ricarda Lucilia Domingues Tavares.
  3. Apontamentos sobre direito à cidade e justiça espacial em Curitiba e Brasília, por Igor Catalão.
  4. Os contrastes sócio-espaciais na cidade de Belém: o caso do portal da Amazônia, por Dérick Lima Gomes, Tássia Tamyres Dos Anjos Curcino e Angelo Cezar Pinho Tavares.

Apresentação em pôster
  1. Os Municípios da Região Norte Fluminense no Período de 1990 a 2010: Uma Análise Socioeconômica Comparativa, por Gabriel Olavo Francisco Forti.

 Sexta-feira, 22 de novembro
Sub-tema: Desigualdade, Poder e Conflito
Apresentação oral 
  1. Geografias Irrenunciáveis: Entre a Cidade Cívica, os Choques de Ordem e a Justiça Territorial no Rio De Janeiro, por Ivaldo Gonçalves de Lima e Romay Garcia (coaltor).
  2. A desconcentração dos eventos de violência urbana no Brasil e sua influência nas redefinições das cidades intermediárias: o caso de Campinas Grande- PB, por Xisto Serafim de Santana de Souza Júnior.
  3. Tucunduba – do lugar da resistência ao lugar da perversidade um estudo sobre a criminalidade do tráfico de drogas em uma favela na baixada de Belém, por Aiala Colares O. Couto.
  4. Clientelismo e sociabilidade violenta na zona oeste do Rio de Janeiro, por Nelson Ricardo Mendes Lopes.
  5. Estilhaços do Possível. Sobre a condição juvenil e ação social nas periferias (e fronteiras) da metrópole fluminense, por Artur Sergio Lopes.

 Apresentação em pôster
  1. A influência da mídia na estigmatização de jovens e lugares da cidade, por Juliana Aparecida Cantarino Toledo, Kátia Oliveira Ferreira, Rayssa Pinto Rezende e Vivian Pimentel Araújo.
  2. Análise socioespacial da violência no bairro do Guamá: o uso do território, dinâmica populacional e influencias da violência urbana em Belém- PA, porMarcelle Peres da Silva, Lorena de Lima Sanches Santana e Jamilli Medeiros de Oliveira da Silva

GT-15 – Urbanização e dinâmica(s) rural/urbana

Coordenadores: Denise Elias (UECE), João Rua (PUC-Rio), Gabriel de Melo Neto (UFG/AGB/Catalão) e Prof. Dr. Mirlei Fachini V. Pereira (UFU)

Terça-feira, 19 de novembro
Sub-tema: Expansão urbana e transformações socioespaciais
Apresentação Oral
  1. Contrastes entre a metrópole e o interior fluminense a partir do urbano e do rural, por Miguel Angelo Ribeiro.
  2. Planejamento territorial ou urbano? O atual cenário de conflito de uso da terra no município de Cachoeiras de Macacu (RJ), por Felipe da Silva Machado.
  3. Expansão urbana, mercado imobiliário e conflitos de terra: o exemplo do (1940-1964), por Leonardo Soares dos Santos.
  4. Perspectivas do agronegócio: as transformações socioespaciais de Frutal – MG, por Adriano Reis de Paula e Silva.
  5. Do café ao turismo: a refuncionalização espacial e a urbanização turística em Conservatória – Valença/RJ, por Philipp Lessa Andrade.

 Sexta-feira, 22 de novembro
Sub-tema: A dimensão atual da ruralidade

Apresentação Oral
  1. O fenômeno urbano e os paradigmas do rural na alta modernidade, por Glauber Lopes Xavier.
  2. Urbanização e a nova dimensão da relação campo-cidade em Mato Grosso, por Rafael Faleiros de Pádua.
  3. Relação cidade-campo: criações de gado e subespaços rurais na cidade de Campina Grande-PB, por Sonale Vasconcelos de Souza.
  4. O espaço produzido e reproduzido na comunidade do Gramorézinho: uma análise sobre a relação campo-cidade e o desenvolvimento da agricultura urbana em Natal-RN, por Ana Carolina Paiva Rodrigues.
  5. O mundo rural: aspectos interdisciplinares das relações campo-cidade, por Almir de Paula e Silva.
  6. As urbanidades no rural: uma reflexão sobre a comunidade Macaúba/Catalão (GO), por Hugo Roberto.

GT-16: Geotecnologias, informação e comunicação aplicadas ao urbano

Coordenadores: Prof. Dr. André Lemos [UFBA], Prof. Dr. Hindenburgo Francisco Pires [UERJ], Prof. Dr. Lindon Fonseca Matias [UNICAMP / ANPEGE], Geógrafo Dr. Luiz Cavalcanti da Cunha Bahiana [IBGE] e Geógrafa Dr. Valéria Costa Grace [IBGE]

Terça-feira, 19 de novembro
Sub-tema: Geotecnologias e Metodologias de Análise

Apresentação Oral
  1. Geotecnologia na dinâmica de (re)organização socioespacial do bairro do Icuí-Guajará – Ananindeua/ PA, por Marcela Alves da Silva e Layse Carla de Souza Lemos.
  2. Uso de duas metodologias de análise: Crescimento Populacional da Área de Planejamento 4. Rio de Janeiro (1991 – 2010), por Daniel Taboada Plácido e Laís Lima Ambrósio.
  3. Geotecnologias e indicadores socioambientais: metodologia para avaliar a qualidade ambiental urbana, por Valéria Lima.
  4. Cidade e indústrias de mídia: distinções entre metrópole e interior, por Jacqueline da Silva Deolindo
  5. Indicadores e tecnologias: concepção e utilização no Planejamento nacional e local, por Valéria Grace Costa.

Sexta-feira, 22 de novembro
Sub-tema:  Geoinformação e ações na cidade

Apresentação Oral
  1. Para pensar geograficamente a “pobreza urbana”: o sistema de informações georreferenciadas dos assentamentos populares da Região Metropolitana do Recife/PE, por Otávio Augusto Alves dos Santos e Sofia Barbosa Mahmood.
  2. Uso de geotecnologias para regionalização municipal em zonas rurais: o caso de Rio Claro-SP, por Silas Nogueira de Melo e Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira.
  3. Geoinformação para novas estratégias da ação pública: a violência homicida no bairro do Guamá, Belém – PA, por Wellington de Pinho Alvarez.
  4. Urbanização e suas implicações em Matinhos – PR, por Viviane Domingues da Silva.
  5. Sensoriamento Remoto Infravermelho Termal: contribuições para o estudo do clima urbano, por André Luiz Nascentes Coelho.
  6. Análise da expansão imobiliária e redução da mata Atlântica através do uso do Google Earth: o caso da avenida Paralela, Salvador – BA, por Vinícius Miranda da Rós, Jullie Souza de Santana Santos e Elizete dos Anjos Pinto.

Fonte: XIII SIMPURB – SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA URBANA
RIO DE JANEIRO, UERJ, 2013
18, 19, 20, 21 e 22 de novembro de 2013
http://www.simpurb2013.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário