O núcleo de Porto Alegre do INCT - Observatório das Metrópoles promove o lançamento do livro Porto Alegre: os impactos da Copa do Mundo 2014, como resultado do projeto de pesquisa "Metropolização e Megaeventos: impactos dos Jogos Olímpicos/2016 e Copa do Mundo/2014", desenvolvido entre os anos de 2011 e 2014. O livro, organizado pelo professor Paulo Roberto Soares, traz a perspectiva da metrópole gaúcha sobre a implementação de grandes projetos urbanos vinculados à reestruturação daquele local para o mundial de futebol do ano passado.
Os 11 artigos que compõem este livro foram elaborados com base em eventos locais, tais como a mesa redonda "Porto Alegre na marca do pênalti: debatendo a Copa de 2014 na cidade" (2012), "Participação da população na construção dos Megaeventos: impactos e legados", no âmbito da XII Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (junho de 2012) e o seminário “Metropolização e Megaeventos: Impactos da Copa do Mundo de 2014 na metrópole de Porto Alegre” (outubro de 2013), o qual promoveu um amplo debate entre a academia, a sociedade civil e os movimentos sociais, além da apresentação dos resultados parciais da pesquisa até então (8 meses antes da Copa do Mundo).
Para Paulo Roberto Soares, a metrópole de Porto Alegre é um caso especial neste tema por conta da tradicional participação popular na gestão urbana da cidade. O interesse social, costumeiramente bem representado pela adoção do orçamento participativo, em vigor desde os anos 1980 na cidade, acabou sendo confrontado com os interesses do poder público naquela ocasião que, segundo o professor, "jogou todas as suas fichas na Copa do Mundo como acelerador de um projeto de cidade que visa a sua 'modernização'".
Faça o download no link do livro "Porto Alegre: os impactos da Copa do Mundo de 2014".
Fonte: http://www.observatoriodasmetropoles.net/index.php?option=com_k2&view=item&id=1276:lan%C3%A7amento-do-livro-porto-alegre-os-impactos-da-copa-do-mundo-2014&Itemid=167
Nenhum comentário:
Postar um comentário