domingo, 10 de janeiro de 2016

A relação professor -aluno


Esta matéria é do canal do ensino publicado 10/01/2016

Um bom professor não é aquele que somente possui bastante conhecimento sobre o conteúdo, mas sim aquele que sabe transmitir esses conhecimentos aos alunos. Sendo assim, a comunicação entre professor e aluno é muito importante e tem sido cada vez mais valorizada.
O professor é um comunicador, que além de matéria e conceitos também transmite aos alunos ideias, opiniões, conselhos e valores. Por esse motivo, a maneira como o professor transmite essas informações é de grande importância para o desenvolvimento dos estudantes.

4 maneiras de melhorar a comunicação com os estudantes

Veja quatro jeitos de fazer com que a comunicação entre professor e aluno seja mais eficiente:
1- Torne sua aula mais dinâmica
Surpreender a turma é uma forma bastante eficiente de manter a atenção dos alunos. Algo inesperado os faz terem motivação e interagirem durante a aula, despertando interesse pelos assuntos abordados. Varie einove seus métodos de ensino.
2- Observe o comportamento dos alunos
Observe bem o ambiente em que você trabalha, acompanhe bem os alunos se atentando a quanto eles progridem ao longo do tempo. Procure sempre atender as dúvidas deles em relação à matéria ou a outro assunto relevante.
3- Não tenha medo de sair da rotina
A criatividade é bastante valorizada em sala de aula, introduza novos assuntos à turma propondo uma aula mais interessante e dinâmica. Lembrando que não é preciso transformar a aula em um “show”.
4- Saiba escutar os alunos
É muito importante escutar o que os alunos têm a dizer, isso é fundamental para ser um bom professor. Questione se eles têm dúvidas, como está o acompanhamento deles em sala de aula, se algo os incomoda ou se gostariam de mudar alguma coisa. É uma boa maneira de aumentar a interação com a classe.
Essas dicas também podem ser complementadas com o uso de outros recursos para aumentar a interação como: vídeos, redes sociais e jogos virtuais. Se você deseja tornam mais efetiva sua comunicação com seus alunos, tente seguir essas dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crédito

Sou formado em História e em Geografia, com a conclusão do curso de Geografia em 2018. Minha trajetória docente começou em 2002, quando fui chamado pela Secretaria de Educação para atuar como contratado na rede estadual, lecionando em cursos pré-vestibulares. Em 2005, fui aprovado em concurso público, mas, apesar disso, permaneci com contrato. Desde então, atuei em diversas disciplinas, mas atualmente minha atuação está focada em Geografia, no Ensino Fundamental.