Esta matéria é do canal do ensino publicado 10/01/2016
Um bom professor não é aquele que somente possui bastante conhecimento sobre o conteúdo, mas sim aquele que sabe transmitir esses conhecimentos aos alunos. Sendo assim, a comunicação entre professor e aluno é muito importante e tem sido cada vez mais valorizada.
O professor é um comunicador, que além de matéria e conceitos também transmite aos alunos ideias, opiniões, conselhos e valores. Por esse motivo, a maneira como o professor transmite essas informações é de grande importância para o desenvolvimento dos estudantes.
4 maneiras de melhorar a comunicação com os estudantes
Veja quatro jeitos de fazer com que a comunicação entre professor e aluno seja mais eficiente:
1- Torne sua aula mais dinâmica
Surpreender a turma é uma forma bastante eficiente de manter a atenção dos alunos. Algo inesperado os faz terem motivação e interagirem durante a aula, despertando interesse pelos assuntos abordados. Varie einove seus métodos de ensino.
2- Observe o comportamento dos alunos
Observe bem o ambiente em que você trabalha, acompanhe bem os alunos se atentando a quanto eles progridem ao longo do tempo. Procure sempre atender as dúvidas deles em relação à matéria ou a outro assunto relevante.
3- Não tenha medo de sair da rotina
A criatividade é bastante valorizada em sala de aula, introduza novos assuntos à turma propondo uma aula mais interessante e dinâmica. Lembrando que não é preciso transformar a aula em um “show”.
4- Saiba escutar os alunos
É muito importante escutar o que os alunos têm a dizer, isso é fundamental para ser um bom professor. Questione se eles têm dúvidas, como está o acompanhamento deles em sala de aula, se algo os incomoda ou se gostariam de mudar alguma coisa. É uma boa maneira de aumentar a interação com a classe.
Essas dicas também podem ser complementadas com o uso de outros recursos para aumentar a interação como: vídeos, redes sociais e jogos virtuais. Se você deseja tornam mais efetiva sua comunicação com seus alunos, tente seguir essas dicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário