domingo, 17 de janeiro de 2016

xiitas e sunitas, iranianos e sauditas - parte 2

O Irã é quase libertário em relação aos sauditas.
As relações de extramaritais e "sodomia" são crimes puníveis por açoites e muito excepcionalmente pela morte mas o casamento temporário é aceito e cirurgias de redesignaçao sexuais são legais e parcialmente pagas pelo estado.
Também o processo eleitoral é sujeito a restrições inclusive ao veto de candidatos suspeitos à deslealdade pelo clerical conselho de guardiaes mas genuinamente debatido e disputado. Também as minorias judia, cristã e zoroastrista são moralmente protegidas e têm representação no parlamento.
Há versões tolerantes do isla sunita mas o salafista  dominante na Arábia Saudita e a monarquia do golfo seguida por minorias importantes por outros países e que organizações como al qaeda, Daesh e rebeldes sírios fundamentalistas sonham estender a todo o mundo islâmico é muito mais retrógrada,  intransigente e intolerante do que o isla xiita iraniano.
Os conceitos como adultério e homossexualidade são mais rígidos. Às mulheres impõem o véu que cobre inteiramente o rosto e o corpo com uma fresta para os olhos. Podem trabalhar apenas onde não tenham contato com homens, não podem dirigir, e só no ano passado elas puderam votar em eleições municipais.
E portanto salientamos como é importante nomear as coisas para compreender a sociedade muçulmana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário