O desastre de Chernobyl (em ucraniano: Чорнобильська катастрофа, Chornobylska Katastrofa – Catástrofe de Chernobyl; também conhecido como acidente de Chernobyl) foi um acidente nuclear catastrófico que ocorreu em 26 de abril de 1986 na central eléctrica da Usina Nuclear de Chernobyl (então na República Socialista Soviética Ucraniana), que estava sob a jurisdição direta das autoridades centrais da União Soviética. Uma explosão e um incêndio lançaram grandes quantidades de partículas radioativas na atmosfera, que se espalhou por boa parte da União Soviética e da Europa ocidental. (Wikipédia)
Do Blog Geografia e ensino de geografia
o subdomínio "Riscos mistos" no nono ano de Geografia - o caso do acidente nuclear de Chernobyl
O DESASTRE NUCLEAR DE CHERNOBYL NA ANTIGA URSS
Ocorreu em 26 de abril de 1986 na central Nuclear de Chernobyl - na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Com a explosão do reactor foram lançadas grandes quantidades de partículas radioativas na atmosfera, que se espalhou por boa parte da União Soviética e Europa.
O desastre é o pior acidente nuclear da história e é um dos dois únicos classificados como um evento de nível 7 (classificação máxima) na Escala Internacional de Acidentes Nucleares (sendo o outro o Acidente nuclear de Fukushima I, no Japão, em 2011).
Para conter a contaminação radioativa e evitar uma catástrofe maior foram requisitados mais de 500 mil trabalhadores. Durante o acidente 31 pessoas morreram imediatamente. Efeitos a longo prazo como cancro e deformidades genéticas continuam a manifestar-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário