domingo, 19 de janeiro de 2025

todo apoio aos mineiros que estão tendo de deixar suas casas por conta das fortes chuvas



 Mais de 12 cidades decretaram situação de anormalidade por conta dos impactos causado pelas chuvas, ao todo são 94 cidades que declararam emergência nesse período chuvoso. Os temporais obrigaram  4 mil pessoas  a deixar suas casas. As chuvas fortes causaram danos em estradas rurais  interdições de rodovias na cidade de Santa Cruz de Salina e o grande volume de água comprometeu pontes e  estradas.

Mais importante as pessoas perceber que ela está numa área de risco. O maior desafio é convencer as pessoas a sair dessas áreas de risco. 43 toneladas de resíduos foram retirados das vias em Belo Horizontes. A prefeitura vai investigar se houve algum registro de falha nos 5 bolsões de contenções de chuvas que tem diversos pontos de alagamentos algumas avenidas,. das 9 regionais da cidade seis estão sobre risco de deslizamento e desabamento por conta do encharcamento do solo.



O mapa de Níveis de Severidade. O mapa acima indica as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco e o nível 4, o mais severo.

Previsão em áreas do Noroeste de Minas e Triângulo Mineiro. A área inclui as microrregiões de Patos De Minas, Paracatu, Araxá, Uberlândia, Patrocínio, Unaí e Uberaba.


O quadro é similar ao Sábado, porém, deslocado mais a oeste: um VCAN avança sobre o Nordeste do Brasil, já alcançando as região Norte, com núcleo se estendendo até os médios níveis da atmosfera e um cavado amplificado até o setor oeste do estado mineiro, com isoterma de -7°C. Áreas de convergência em superfície alinhados a essa área de baixa pressão produzem levantamento fraco. O quadro é favorável para a presença de uma corrente de vento mais intensa nos médios níveis, gerando cisalhamento vertical do vento significativo (> 30 kt). Os modelos meteorológicos, simulam algumas hodógrafas ligeiramente retilíneas no setor. A termodinâmica também é favorável para convecção, com índice MUCAPE acima de 2000 J/kg, próximo ao final da tarde. Com forte TVVT e a presença de todos os outros ingredientes, tempestades severas poderão atuar na área de nível 1, com ocorrência de granizo significativo e rajadas de vento intensas.

Tempestades Não Severas: em áreas das mesorregiões Noroeste, Sul e Oeste de Minas, Triângulo Mineiro, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Central Mineira e Metropolitana. Microrregiões em destaque: Poços de Caldas, Barbacena, Juiz de Fora e Divinópolis.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crédito

Sou formado em História e em Geografia, com a conclusão do curso de Geografia em 2018. Minha trajetória docente começou em 2002, quando fui chamado pela Secretaria de Educação para atuar como contratado na rede estadual, lecionando em cursos pré-vestibulares. Em 2005, fui aprovado em concurso público, mas, apesar disso, permaneci com contrato. Desde então, atuei em diversas disciplinas, mas atualmente minha atuação está focada em Geografia, no Ensino Fundamental.