amenidades naturais e sociais
Objetivo geral:
compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
Objetivos específicos:
-analisar as transformações do espaço geográfico onde os educandos vivem, moram e estudam.
-proporcionar saída de campo no entorno da escola e identificando as amenidades naturais e sociais.
-proporcionar saída de campo na quadra esportiva da escola trabalhando com a orientação geográfica básica.
-perceber as interferências humanas no espaço geográfico onde os educandos vivem, moram e estudam.
Desenvolvimento:
Inicialmente aula expositiva-dialogada com a turma sobre o tema fazendo links com o estudo da Geografia. Depois fazer uma sondagem com os conceitos básicos da Geografia como orientação, localização, escala cartográfica.
Como meio de verificar as aprendizagens dessa primeira etapa exercícios individuais e coletivos. Em seguida dividir a saída de campo em duas partes. A primeira trabalhar com a orientação, que é básico para o estudo da Geografia. Seguido de explicações na sala de aula.
Mais tarde, caminhar com os alunos no entorno da escola indicando os pontos de referência e anotando os nomes deles. Porém o croqui geográfico fica mais prático se os pontos de referência foram representados por símbolos organizados por uma legenda. As ruas devem ser traçadas a começar pelos entornos do ponto que se deseja começar.
É importante mostrar os tipos de traçados das cidades, radiocêntrica, ortogonal, xadrez, e os processos e formas do espaço geográfico que foi se configurando com a urbanização.
Avaliação:
a avaliação será prepoderantemente formativa, cumulativa, sistemática tendo em vista o desenvolvimento de todas as etapas da construção do croqui geográfico.
Recursos:
Como fazer um croqui disponível no You Tube
O uso de croquis cartográficos no ensino médio
Geografia e educação infantil: os croquis de localização - um estudo
Estudo da paisagem e croqui geográfico
A importância das representações cartográficas
Trabalho de avaliação - resultados:
Aqui estão alguns trabalhos de avaliação que fiz com meus alunos em
19 de abril de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário