Depois de trabalhar com os alunos das turmas 73, 74, 81 e 82 educação cartográfica. Como estratégica metodológica a saída de campo por considerar mais adequado para a realização desta aula como postei aqui os resultados.
Para entender o processo que se dá na sala de aula é preciso embarcar o universo investigativo como Edgar Morin fala:
Conjunto organizado de partes diferentes, produtor de qualidades que não existiriam se as partes estivessem isoladas uma das outras. E essas qualidades emergências como certo número de qualidades que emergem, qualidades de autoprodução, autoreprodução, autodesenvolvimento, comunicação, movimento, Morin, 2000, p. 21.
Isso é importante pois desenvolve nos alunos a compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades com a habilidade de interpretação das diferentes representações cartográficas do espaço geográfico como produto sociocultural e de poder.
Então iniciei nesta semana as explicações do trabalho prático: o croqui destacando o trajeto que cada um fazem de casa a escola e da escola a casa, os lugares referências durante esse percurso. A questão também da seleção dos objetos pois nem tudo encontramos no mapa.
Fiz orientações de seguirem etapas para o desenho do croqui:
a-Observação do lugar e identificar as formas;
b-agrupar as formas e criar as classes de legendas;
c-esboçar a legenda; e
d-desenhar o croqui.
Tyrone
ResponderExcluirA atividade é muito interessante e gostaria que você postasse um detalhamento maior. Ou seja,postar o plano detalhado, como sugestão para outras professores de como trabalhar com croqui. Algo que seria genial é registrar no blog os trabalhos dos alunos como evidência do investimento que você fez nesta atividade. É isso aí, parabéns!
sim, professora. Irei postar o planejamento detalhado e os resultados.
Excluir