A aula preparada com antecedência para levar os alunos ao pátio da escola. Lá trabalhar com eles orientação por meio da observação.
Em círculo, no meio da quadra esportiva da escola falei brevemente a origem da bússola. Depois os componentes da bússola como cápsula, a agulha, limbo, seta-guia, e a seta-rumo.
Nessa semana comecei com este trabalho. Hoje foram as turmas 73 e 81. Na primeira, foi no primeiro período da manhã. Ainda o Sol não tinha aparecido, porém as nuvens impedia apesar de aproveitar desse aspecto e acrescentar mais um conhecimento para a importância da bússola. Os alunos gostaram bastante e o instrumento que mostrei chamou atenção deles. Nas perguntas deles deu para fazer os links com a aula.
A outra turma, no terceiro período, as nuvens havia dissipado no céu e o Sol brilhava. Entre as duas turmas, as peguntas que surgiram foram diferentes e as curiosidades também. Essa turma chamou atenção ao sentido e também a direção em relação aos pontos cardeais, o que a turma anterior não perceberam. Porém ambas as turmas exploram bem a aula com a diversidade de perguntas que surgiram. Não esperava o que eles iam trazer para aula. Foi bem legal os resultados.
Após a saída ao pátio, voltamos a sala de aula e lá fiz uma síntese desenhando no quadro verde três globos geográficos destacando: o norte e o sul geográfico ou verdadeiro, o leste e o oeste; outro o norte magnético; e o último o campo magnético e as linhas de forças.
Marcadores
Acervo Paulo Freire
(4)
Ambiental
(2)
Artigo sobre educação e cultura
(1)
Astronomia
(2)
Atlas ambiental de Porto Alegre
(1)
Bacia hidrográfica
(3)
BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL
(1)
Biografia - Paulo Freire
(1)
Blocos econômicos
(1)
cartografia
(32)
Centro Paulo Freire
(1)
CineGeo
(51)
climatologia
(3)
documentário
(2)
Documentário História da Profissão Docente no Brasil
(1)
Documentário Pro Dia Nascer Feliz
(1)
documentário sanga da bica
(1)
Dossiê Escola sem Partido e Formação Humana
(1)
ebook
(1)
Educação ambiental
(12)
Educação geográfica
(1)
ensino de geografia
(15)
Ensino de Geografia - uso de mapas em sala de aula
(1)
ensino fundamental
(2)
ensino médio
(3)
Entrevista com David Harvey
(1)
GÊNERO
(10)
gentrificação
(1)
Geografia afro-asiática
(3)
Geografia agrária e rural
(1)
geografia cultural
(2)
geografia descolonialidade
(6)
Geografia do RS
(1)
geografia dos oprimidos
(1)
geografia urbana
(2)
história de Porto Alegre
(2)
LGBTQIA+
(1)
mapas mudo
(8)
memes
(1)
Milton Santos
(2)
novas geografias
(1)
Pelo Ensino de Geografia
(1)
pessoas trans
(3)
Planos de aula
(18)
População
(1)
Quilombo urbano
(2)
Utopias
(1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário