segunda-feira, 10 de junho de 2013

Saída de Campo com as turmas 73, 74, 81 e 82

A aula preparada com antecedência para levar os alunos ao pátio da escola. Lá trabalhar com eles orientação por meio da observação.
Em círculo, no meio da quadra esportiva da escola falei  brevemente a origem da bússola. Depois os componentes da bússola como cápsula, a agulha, limbo, seta-guia, e a seta-rumo.
Nessa semana comecei com este trabalho. Hoje foram as turmas 73 e 81. Na primeira, foi no primeiro período da manhã. Ainda o Sol não tinha aparecido, porém as nuvens impedia apesar de aproveitar desse aspecto e acrescentar mais um conhecimento para a importância da bússola. Os alunos gostaram bastante e o instrumento  que mostrei chamou atenção deles. Nas perguntas deles deu para fazer os links com a aula.
A outra turma, no terceiro período, as nuvens havia dissipado no céu e o Sol brilhava. Entre as duas turmas, as peguntas que surgiram foram diferentes e as curiosidades também. Essa turma chamou atenção ao sentido e também a direção  em relação aos pontos cardeais, o que a turma anterior não  perceberam. Porém ambas as turmas exploram bem a aula com a diversidade de perguntas que surgiram. Não esperava o que eles iam trazer para aula. Foi bem legal os resultados.
Após a saída ao pátio, voltamos a sala de aula e lá fiz uma síntese desenhando no quadro verde três globos geográficos destacando: o norte e o sul geográfico ou verdadeiro, o leste e o oeste; outro o norte magnético; e o último o campo magnético e as linhas de forças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário