sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A guerra cibernética


O artigo ”Notícias  Sobre Cyberguerra Atual” do especialista no assunto Walter Lippold disserta sobre a teoria da cibernética, o Deep web, e os bitcoins.

O Ministério da Defesa brasileiro em 27 de dezembro 2012  aprovou a criação de uma divisão de guerra cibernética  para proteger sistemas vitais, pois o Brasil é o quarto país com mais crimes do mundo.

O artigo está dividido em três seções: no primeiro momento aborda a importância nesse tema e da criação da divisão de guerra cibernética destancando que atualmente  temos exemplos de ataques cibernéticos governamentais e os que mais se destacam atualmente são os vírus Flame, StuxNet, Duqu e Gauss que vem sabotando o programa nuclear iraniano, infectando usinas e centrífugas. No segundo momento, aprofunda a origem da guerra cibernética. O matemático Nobert Wiener cunhou  o termo cibernético passando  a circular pelos artigos científicos e pesquisas militares de ponta.
E, no terceiro momento, aborda sobre a origem  de deep web e o papel dos personagens Snowden, Manning, e Assange politicamente, e lança perspectivas não tão boas para os ciberativistas.

Os textos podem serem acessados nos links a seguir:

texto 1

texto 2

texto 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário