quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A situação atual da Venezuela

imagem da Voz da Rússia TV - Youtube - 20/02/2014
A Opera Mundi informa em seu site que a capital da Venezuela, Caracas, desde quarta-feira, 12,  ocorre uma série de  atos de violência e manifestações contra o governo de Nicolás Maduro. Os manifestantes liderando por Leopoldo López pedem a renúncia do presidente, o fim da corrupção, mais segurança, incentivo à indústria local. Ele conduz uma campanha chamada “A Saída”, na qual se propõe à população ir às ruas para uma mudança de governo. Também informa que ele se entregou, 18, durante a marcha na Venezuela.

Segundo Opera Mundi, essas manifestações contra Nicolás Maduro, eleito após a morte de Chávez, ano passado estão sendo manipuladas. Print screen do twitter mostra imagens tida como venezuelana, mas ela foi feita em junho de 2013, no Brasil.

O Opera Mundi traz a trajetória do lider dos protestos de quarta-feira passada, Leopoldo López é uma das famílias mais tradicionais e ricas da Venezuela, ligada aos setores alimentício e petroleiro. Ele apresentou como pré-candidato presidencial para as eleições de outubro de 2012, participou do golpe de Estado contra o presidente Hugo Chávez, em abril de 2002,frustrado ele rompeu com o Primeiro Justiça e se uniu ao partido Um Novo Tempo. Insatisfeito, ele criou em 2009 um novo movimento chamado Vontade Popular, que depois virou partido politico em 2011.

Segundo Wikileaks, em documento de 2009 o conselheiro da embaixada norte-americana em Caracas, Robin D. Meyer, ele contemporiza que, apesar de a personalidade de Leopoldo López o tornar uma barreira para a “unidade”, as “redes sociais” de opositores ao chavismo coletadas pelo Vontade Popular faziam dele  “tanto uma necessidade quanto uma ameaça à oposição”.
O Mercosul e Celac já repudiaram onda de violência; líderes da esquerda como Lula e Mujica acompanham os desdobramentos dos atos com apreensão. Também o Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel disse que a série de protestos e marchas de opositores ao governo de Nicolás Maduro "há uma intenção de desestabilizar não apenas a economia como também a ação social e política".

Mais informações sobre a situação atual da Venezuela podem ser encontradas no site da Opera Mundi:

Opositor Leopoldo López se entrega durante a marcha na Venezuela

Quem é Leopoldo López, acusado pelo chavismo de provocar atos de violência

Protestos na Venezuela: web é usada para difundir as imagens falsas e descontextualizadas

Passo a passo, o plano de USAID para acabar com Hugo Chávez

Multidão nas ruas testa limite do chavismo

Mercosul denuncia violência e ''ameaças de ruptura da ordem democrática'' na Venezuela


'Nobel da Paz, Esquivel questiona ''intenção de desestabilizar'' Venezuela

Nenhum comentário:

Postar um comentário