Os protestos no Brasil não está diretamente relacionado a um movimento crítico da economia do país. Essa é uma característica para entendermos o ciclo de protestos que irrompe nosso país no mês de junho de 2013. Mas esse sentimento generativo de perplexidade não está relacionada apenas por essa característica.
Temos também a dimensão assumida por esse ciclo de protestos, a disseminação das manifestações entre segmentos da população e por locais do Brasil que tradicionalmente tendem a não ocorrer a repertórios contestatórios, ou seja, as formas como as pessoas agem conjuntamente na busca de seus interesses compartilhados. Outra característica desse ciclo de protestos é a ausência dos eventos que conformam esse ciclo, diferentemente dos movimentos Diretas Já, de 1984 e Fora Collor, de 1992, e é muito marcante esta característica, a proliferação de pautas e de demandas, muitas delas diretamente vinculadas a especificidades locais.
Outra característica desse processo causador de perplexidade é a sua velocidade. No período de um mês se observa uma evolução de focos pontuais de protestos para a conformação de um processo amplo de escala nacional e, ainda, um declínio dessa mobilização massiva com a volta de uma dinâmica mais localizada de protestos, que seguem em curso em alguns pontos no nosso país.
E, a última característica, é a massiva mobilização de segmentos da população brasileira que não estavam previamente inseridos em organizações sociais e políticas.
Desde a redemocratização do Brasil (1985) se observa a presença ativa na sociedade brasileira de organizações e movimentos sociais que dia a dia recorreram a formas contenciosas de ação para a expressão de suas demandas e propostas. Porém essas organizações e movimentos sociais dividiram a cena pública com uma população que tinha nas redes sociais (facebook, twitter) mediadas pelas TICs, as tecnologias de informação de comunicação, sua estrutura básica de mobilização.
Temos, portanto, tomar cuidado com a ideia disseminada intensamente na mídia de que estaríamos assistindo a um processo criado espontaneamente pelas redes sociais, ao contrário quando se sai desse cenário dos eventos de protesto de junho de 2013 para os ''bastidores'' identificamos claramente a intervenção ativa de organizações, redes e indivíduos das mais diversas posições políticas que atuam.
Um exemplo direto dessa suposta espontaneidade do ciclo de protestos de 2013 é o caso de Porto Alegre (em escala local), se observa a centralidade de uma rede diversificada de organizações sociais e políticas em grande parte articulada em torno do Bloco de Lutas, criado em fevereiro de 2012.
A mudança mais evidente, portanto é a centralidade que as redes sociais adquiriram no ciclo de protestos de 2013 como estruturas de mobilização dotadas de relativa autonomia, assistiu-se à emergência de indivíduos e grupos articulados através das redes sociais como agentes sociais ativos em diferentes etapas dos protestos como por exemplo proposição de ações, mobilização de participantes, difusão de informações, estabelecimentos de pautas, interpretação dos eventos entre outras.
Bibliografiaa
#protestos: análises das ciências sociais/Organizado por Antonio David Cattani, Porto Alegre: Tomo Editorial, 2014 (série: Sociologia das Conflitualidades, 7)
Saiba mais
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/06/veja-integra-da-pesquisa-do-ibope-sobre-os-manifestantes.html
http://vozdoacre.com/portal/brasil/convocacoes-para-protestos-se-espalham-por-mais-de-200-cidades/
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Crédito
Sou formado em História e em Geografia, com a conclusão do curso de Geografia em 2018. Minha trajetória docente começou em 2002, quando fui chamado pela Secretaria de Educação para atuar como contratado na rede estadual, lecionando em cursos pré-vestibulares. Em 2005, fui aprovado em concurso público, mas, apesar disso, permaneci com contrato. Desde então, atuei em diversas disciplinas, mas atualmente minha atuação está focada em Geografia, no Ensino Fundamental.
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