Escrito Tyrone
O maior incêndio em Los Angeles especificamente, seria equivalente a Campinas em São Paulo. Esse evento climático é importante é uma região densamente povoada e infra estruturas muito caras. A área territorial da Califórnia é 15 mil hectares. Não é muito expressiva. só no ano 2024 eventos de fogo foram 12.
O período de fogo final da primavera e início de outono de maio até outubro (hemisfério norte). Em 2024 teve fogo novembro em dezembro. Existe um agravamento e constantemente aumentando ano a ano. Historicamente em 2005 para trás 10 anos em média se queimava 200 mil hectares por ano e ano 2024 581 mil hectares.
Na Bahia (52.809 km²)em média 820 mil hectares de fogo por ano nos últimos 40 anos. Nossa média no estado da Bahia é maior que o fogo estado da California. A força do fogo com vento é muito forte. A quantidade do fogo estão aumentando em diferentes lugares, Rússia, Portugal, Grécia, Brasil, Canadá. Os incêndios estão aumentando pois o clima está mudando. Todos esses lugares está constantemente aumentando o fogo. O clima está mudando. Na Califórnia o principal fator é clima seco forte, Os períodos secos se prolongue mais e os períodos úmidos são muito mais concentrados. Isso ocorre duplo efeito: quando chove surge o problema das enchentes e quando fica seco ocorre isso nos Estados Unidos.
A Califórnia é um dos lugares mais bem ocupados do mundo. O tamanho do fogo não se apaga da noite para o dia existem técnicas que vai apagando os incêndios. O Brasil os incêndios estão acontecendo fora dos espaços urbanos. Temos que ter programas de mitigação mitigar as ´possibilidades essas situações reduzindo os efeitos do efeito estufa passamos 1.5 ºC. Outra esforço temos que preparar para os eventos extremos. Cada cidade tem suas características físicas e sociais. Cada cidade com uma condição de relevo, rio atravessando uma cidade ou uma ocupação; Por exemplo temos uma ocupação numa área de deslizamento de terra, o ideia e não ter ocupação nas encostas. No Japão tem vários sistemas de alertas. No Brasil as cidades tem quer ter sistemas de alertas e nas escolas nós professores de geografia temos que trabalhar essas situações de risco e rotas de fugas. O clima está mudando e vai se antecipar até porque no Brasil só reconhece a emergência quando acontecer o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário