A atividade da pizza geográfica pode ser uma estratégia para "encerrar" ano letivo. Se tu pensa isso na hora das tuas práticas educativa , está enganado.
Neste texto apresentarei essa atividade aplicado para as turmas "terminar o conteúdo proposto".
Não tem nenhuma fórmula nem mesmo servir como esgotamento do conteúdos depositados no livro didático.
Como professor de Geografia podemos usar o livro didático como leitura para os alunos se apropriar das regiões e os elementos destacados.
Este é mapa mental para fazer o material que depois de pronto pode servir como algum jogo. Pode-se elabora passa ou repassa e cada grupo com sua pizza geográfica dispara uma pergunta e a outra parte responde. faça que todos se envolvam no jogo.
Primeiramente a distribuição das regiões brasileiras para cada grupo. É importante na avaliação ser dito que será avaliado individualmente não deixando de avaliar o trabalho do grupo que é importante. E as embalagens de pizza? Já ouvi de colegas tipo "ele come pizza para trazer as embalagens pra escola||" ou ainda "tu guarda as embalagens\' isso é soco no estômago. Parece que tudo deve partir dos alunos.
A iniciativa dos professores também conta e isso deve ser colocado no planejamento.
Além disso precisa conversar com a turma que as embalagens serão trazidos da casa do professor. Isso serve também para valorização intelectual (salarial também importa mas aqui não entrarei neste viés vou deixar para outro texto)
Feito a distribuição dos grupos e entregue as embalagens para cada e interessante conversar com professor(a) de artes pois esse especialista/colega pode contribuir e até mesmo trabalhar junto e com avaliação no seu componente curricular.
Disso tudo falta o conteúdo senão vira "um pastel de vento" ou seja uma ideia na mão e alunos munidos de embalagens e não saber o que fazer.
Para começar a construir as "fatias" da pizza iniciamos com a cartografia. Pega os mapas geralmente cheio de pó num canto da biblioteca com traça atacando-os.
Na sala de aula mostre onde se localiza nosso país os estados e as unidades federativas. Faça algumas perguntas: por que essas cores, essas linhas, esses números no lado destas linhas faça que eles se aproximem deles e vai fazendo outras perguntas sobre aspectos físicos e sociais.
Depois disto distribua os livros e deixa que eles viagem por ele e por fim solicite que elabore pequenos textos, façam desenhos num formato de fatia para se colocar dentro da pizza.
Essa atividade pode ser feita em qualquer mês do ano sem ser no últimos meses do ano quando "termina o conteúdo".
Por fim essa atividade vale a pena investir tempo nela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário